A atriz e youtuber Kéfera Buchmann entrou numa briga com o também youtuber Luba. Ele publicou um vídeo criticando a atitude da jovem em uma participação no ‘Encontro com Fátima Bernardes’ na semana passada.
Na ocasião, Kéfera acabou se envolvendo em uma discussão com um homem da plateia. Na atração global, ele tentou afirmar que o movimento feminista não funciona.
“Na teoria, elas falam: ‘nossa, temos que respeitar, tem que ser isso, tem que ser aquilo’, mas na prática começam as agressões. Isso, por exemplo, foi numa rede social: um cara falou assim: ‘Sou trabalhador, carrego um monte de cimento, sou muito mais forte que as mulheres’, opinião dele, e ele ainda acrescentou: ‘Elas deveriam me valorizar’. Nossa, parecia que ele tinha mexido com uma colmeia”, disse o homem.
Kéfera se irritou com os comentários do convidado e rebateu: “O que você está fazendo é ‘mansplaining’, que é o homem explicar o feminismo para a mulher. Não é necessário, a gente sabe muito bem o que é feminismo, e a gente entende o seu ponto de vista, só que é desnecessário”, argumentou.
O homem ainda interrompeu a fala da atriz, tentando se justificar, e ela continuou: “agora você está ‘manterrupting’, que é quando você tenta interromper uma mulher explicando feminismo pra vocês. Wallace, entenda. Não é o seu lugar de fala. Você pode ouvir, complementar e nos respeitar, mas você não tem que ensinar para a gente”. Confira mais detalhes e veja o vídeo clicando aqui.
O assunto repercutiu na web e foi comentado por milhares de internautas, incluindo o youtuber Luba. Ele decidiu publicar um vídeo dando suas opiniões sobre o assunto e sobre a participação de Kéfera no ‘Encontro’.
“Dizer ‘você é um homem, logo você não pode falar sobre isso comigo’ é um argumento falso, é uma falácia chamada ‘argumentum ad hominem’, que é quando você tenta atacar a pessoa que está argumentando em vez de atacar o argumento que ela está usando. Se você precisa atacar uma pessoa e não consegue debater contra o argumento dela, talvez você mesmo não endente [sic] do que está falando ou o que está tentando defender”, disse ele.
E continuou: “Outro problema que eu tenho com esse tipo de falácia é que, por mais que você não goste da pessoa, por mais que acredite estar certo e acredite que tal pessoa não tem qualificação suficiente para falar sobre o que ela está falando, ela pode, sim, falar sobre o que ela quiser. […] É lugar de fala dessa pessoa se expressar, sim. Porque todos nós estamos sob a mesma Constituição, que protege o direito de liberdade de expressão”.
Veja o vídeo completo:
Kéfera, então, não aceitou o desaforo e usou sua conta no Twitter para rebater as críticas e defender seus argumentos. Ela publicou um link que apontava para o vídeo de Luba e legendou: “só consigo pensar numa coisa, será que vocês adivinham? Manspl____ (vocês completam o restante). Um homossexual branco que não acredita em lugar de fala definitivamente está fazendo um desserviço a todos, uma pena. Mas acredito na evolução de todos. Boa sorte, Luba”. Veja:
Só consigo pensar numa coisa, será que vcs adivinham: manspl___________ (vcs completam o restante) ? um homossexual branco que não acredita em lugar de fala definitivamente está fazendo um desserviço à todos, uma pena. Mas acredito na evolução de todos ???? boa sorte Luba ? https://t.co/Ep22aVNfxk
— KÉFERA ? (@Kefera) December 18, 2018
Ela ainda respondeu vários comentários dos usuários sobre a discussão. “Homossexuais brancos: se vocês tiram a visibilidade de causas importantes baseados na ‘tudologia’ que vocês estudam taaaanto, dica: repense. É desserviço. O que acharia de um hétero te representando no movimento LGBT? Então…”, argumentou.
Homossexuais brancos: se vcs tiram a visibilidade de causas importantes baseados na “tudologia” que vocês estudam taAaAaanto, dica: repense. É desserviço. O que acharia de um hétero te representando no movimento lgbt? Então… ? https://t.co/TKIYi4Soph
— KÉFERA ? (@Kefera) December 18, 2018
Ela ainda fez diversos outros tuítes sobre o assunto, explicando inclusive que ela e Luba já foram amigos no passado, mas que já não o são há muito tempo. Confira as outras declarações da atriz:
Ele era legal e eu adorava. Mas agora não entendo o não reconhecimento de privilégios e a tentativa de inviabilizar causas e desacreditar do lugar de fala (e olha que hoje eu tava com uma galeeeera do YouTube que achava a mesma coisa sobre) https://t.co/VgDzfHHnpO
— KÉFERA ? (@Kefera) December 18, 2018
Exato. E podemos ouvir e conversar COM. Não no lugar da pessoa. Entender lugar de fala é isso. Até onde você não vai invisibilizar a pessoa e a sua vivência pra argumentar algo que você não vive. Sem injustiça. https://t.co/nzBqZ7vvaG
— KÉFERA ? (@Kefera) December 18, 2018
E @LubaTV não se manifestou na época das eleições, certo? Manter o público foi mais importante do que ir discutir politica, entendo. Mas agora pra fazer vídeo desacreditando do lugar da fala enquanto homossexual branco… poxa, aí não dá né. Fica dificil assim… ??♀️
— KÉFERA ? (@Kefera) December 18, 2018
Até pq, se fosse um hétero representando o movimento lbgt, será que @LubaTV iria concordar e achar que é correto o protagonismo ser do hétero num movimento o qual ele não pertence? Vamos refletir ! ?
— KÉFERA ? (@Kefera) December 18, 2018
Não somos mais amigos faz anos… https://t.co/M4Sp6NzofN
— KÉFERA ? (@Kefera) December 18, 2018
Kéfera se irrita e discute com homem na plateia do ‘Encontro com Fátima Bernardes’
Deixe seu comentário