A Confederação Nacional dos Transportes (CNT) divulgou o resultado da pesquisa CNT/MDA, com intenção de voto para a presidência do Brasil em 2018. O levantamento foi revelado na última quarta-feira (15).
A pesquisa foi realizada entre os dias 8 a 11 de fevereiro. Duas mil pessoas foram entrevistadas, em 138 cidades de 25 unidades federativas, nas cinco regiões do país. A pesquisa tem 95% de nível de confiança e a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.
Veja os resultados abaixo:
Consulta estimulada
Em consulta estimulada – quando os nomes dos candidatos são apontados aos entrevistados -, se as eleições presidenciais acontecessem por agora, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria, com 30,5% das intenções de votos.
Uma surpresa apareceu na pesquisa. O nome do deputado Jair Bolsonaro (PSC), que nunca se candidatou à presidência, apareceu em terceiro lugar, com 11,3% das intenções de voto, atrás de Marina Silva, com 11,8% do coeficiente.
O senador Aécio Neves (PSDB), por sua vez, é apontado na quarta colocação, com 10,1%. Em pesquisas anteriores, ele ocupava posições mais altas. Em quinto e sexto lugares, estão, respectivamente, Ciro Gomes (PDT), com 5%, e Michel Temer (PMDB), com 3,7%.
Destaca-se, ainda, a quantidade de indecisos e votos brancos ou nulos: 27,6%, mais de um quarto do total.
Consulta espontânea
Lula também venceu no cenário de consulta espontânea, quando nenhum nome de candidato é apresentado aos entrevistados. O ex-presidente aparece com 16,6% das intenções.
Neste cenário, Jair Bolsonaro surge com 6,5%, em segundo lugar. Aécio Neves ocupa a terceira colocação, com 2,2%. Indecisos e votos brancos ou nulos atingem a proporção de 67,8%.
Conclusões
Clésio de Andrade, presidente da CNT, disse que Lula ganharia em todos os cenários se as eleições fossem realizadas hoje. “Facilmente seria eleito como presidente da República”, afirmou.
Ele destacou, por outro lado, o crescimento de Jair Bolsonaro nas pesquisas. “Há também um crescimento bastante significativo do Jair Bolsonaro, que mostra esse nicho de pessoas que pensam de forma diferente da média”, disse.
Para Andrade, a morte da ex-primeira-dama, Marisa Letícia, também influenciou no resultado, visto que as entrevistas foram realizadas após o falecimento dela. “Estamos chegando à conclusão de que todos os aspectos pesaram. O passionalismo, a comoção e provavelmente alguma coisa de saudade dos bons tempos do Lula”, afirmou.
https://www.feedclub.com/segundo-datafolha-lula-sera-o-presidente-do-brasil-em-2018-veja-o-ranking-completo/
Deixe seu comentário