Após vários protestos de consumidores e ativistas, a Pepsi decidiu tirar do ar nesta quarta-feira (5) a propaganda com a modelo e socialite Kendall Jenner. No vídeo, ela protesto oferece uma lata de Pepsi a um policial durante um protesto, como forma de amenizar a situação.
Usuários do Twitter e ativistas de direitos civis afirmam que a publicidade banaliza casos recentes de protestos raciais nos EUA e criticaram o uso de movimentos de justiça social para vender o refrigerante. Bernice King, filha de Martin Luther King, publicou uma foto do pai no Twitter, na qual ele aparece em um protesto sendo empurrado por um policial. “Se meu pai soubesse do poder de uma Pepsi”, disse King em tom sarcástico.
If only Daddy would have known about the power of #Pepsi. pic.twitter.com/FA6JPrY72V
— Be A King (@BerniceKing) April 5, 2017
Em um comunicado, a Pepsi pediu desculpas pelo conteúdo e afirmou que o vídeo seria retirado de circulação. Leia o texto completo:
“A Pepsi estava tentando divulgar uma mensagem global de união, paz e compreensão. Obviamente erramos o alvo e pedimos desculpas. Não era nossa intenção minimizar qualquer assunto sério. Estamos removendo o conteúdo e interrompendo futuros lançamentos. Também pedimos desculpas por colocar Kendall Jenner nessa posição.”
Rainha do Pop
Essa não é a primeira vez que um comercial da Pepsi com a participação de uma celebridade é tirado do ar. Em 1989, a marca assinou um contrato de US$ 5 milhões com Madonna. O comercial da cantora, chamado “Make a Wish”, promovia a faixa “Like a Prayer”. Na primeira parte, ela aparecia com uma lata de Pepsi na mão, assistindo a um vídeo de seu oitavo aniversário. Na sequência, a versão “adulta” de Madonna “troca de lugar” com a criança do vídeo e dança nas ruas, cantando ao lado de um coral gospel.
De acordo com o The New York Times, um dia após o comercial ser veiculado na TV, Madonna lançou o clipe da canção e algumas cenas, como cruzes pegando fogo e Madonna trocando carícias com um santo negro, viraram polêmica. As pessoas passaram a associar o clipe com a propaganda, achando que eles eram integrados, e a marca recebeu muitas críticas de católicos.
Na época, o Vaticano condenou o vídeo e os grupos religiosos ameaçaram banir o anúncio e boicotar os produtos da marca, que não só retirou a campanha como cancelou o contrato com Madonna. Isso não impediu que o clipe se tornasse um ícone, não é mesmo?
Nesta quarta-feira (5), a rainha do pop publicou uma foto no Instagram para botar lenha na fogueira. No clique antigo, ela aparece segurando uma lata da rival Coca-Cola. Na legenda, Madonna colocou um emoji de medalha de ouro, dando ênfase à sua preferência.
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