Na madrugada desta segunda-feira (27), Berlim registrou o roubo de moeda de 100 quilos em ouro puro do Museu Bode. A peça, cunhada no Canadá em 2007, tem a imagem da Rainha Elizabeth II em uma das faces. Na outra, uma folha de plátano, símbolo nacional canadiano.
Devido à pureza do ouro usado na moeda, ela pode valer até US$ 4 milhões e está no Livro dos Recordes por essa característica.
Segundo informações da polícia alemã, a moeda foi roubada por um grupo de ladrões, que entrou no museu por uma janela, com o auxílio de uma escada. “Com base nas informações que temos até agora, acreditamos que eles quebraram uma janela e fugiram pela linha do trem que existe atrás do museu”, revelou o porta-voz Winfrid Wenzel. A circulação ferroviária próxima ao local foi suspensa em três linhas durante duas horas.
Não foi comentado sobre a possibilidade de o roubo ter contado com o auxílio de algum funcionário. “Nem eu nem o Museu podemos dar detalhes sobre a participação de alguém de dentro”, disse Winfrid Wenzel.
O Museu Bode possui a maior coleção de moedas do mundo, com 540 mil itens.
Deixe seu comentário