in

Mais de 70 animais são resgatados em Brumadinho após barragem rompida

Trabalho no local continua e é coordenado pelo Conselho de Medicina Veterinária de Minas Gerais

A Brigada Animal segue com o trabalho de resgate dos animais que foram atingidos pelo rompimento da barragem em Brumadinho, Minas Gerais. Até a última contagem, atualizada na sexta-feira (1°), houve 73 salvamentos de aves, répteis, equinos, bovinos, felinos e caninos.

A equipe, composta por veterinários, zootecnistas, voluntários e estudantes a região, resgatou dois patos, dois galos, oito galinhas, sete canários, cinco trinca-ferro, um azulão, um tico-tico, um cágado e um touro – todos em bom estado de saúde.

Outros animais ainda exigem cuidados especiais. Dos 33 cachorros salvos, quatro precisam de cuidados intensivos, três semi-intensivos e uma está prenha. Sete gatos foram resgatados, mas um filhotinho está em situação grave. Os cinco cavalos salvos até agora registraram presença de ectoparasitas e leves escoriações.

O trabalho está sendo coordenado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais (CRMV-MG). Os animais que não encontrarem seus tutores serão encaminhados para adoção. Eles estão sendo atendidos em um hospital improvisado em uma fazenda da região.

View this post on Instagram

Conheça o trabalho desempenhado pelos médicos veterinários no tratamento dos animais em Brumadinho: Para que sejam realizados os tratamentos necessários aos animais resgatados no desastre de Brumadinho, a Vale viabilizou duas fazendas, onde são construídas as estruturas para a realização dos procedimentos. A atuação dos médicos veterinários coordenada pelo CRMV-MG consiste no resgate dos animais, e posteriormente, na triagem e nos tratamentos necessários. Nas fazendas, atuam mais de 30 profissionais entre médicos veterinários do CRMV-MG, estudantes da Escola de Veterinária da UFMG, da Anclivepa Minas; além de auxiliares e ONGs, como a como a Federação Humanitária Internacional Fraternidade e a Arca da Fé resgate animal. Uma médica veterinária da Vale também compõe as equipes. Responsável por coordenar as ações de resgate, médica veterinária e presidente da Comissão de Bem-estar Animal do CRMV-MG, dra. Ana Liz, comenta sobre os trabalhos desempenhados pelos médicos veterinários que atuam no tratamento dos animais nas fazendas. “Possuímos médicos veterinários especialistas em diferentes áreas. Os animais chegam, tomam banho e são submetidos a triagem. Após todo o processo de tratamento, eles ficarão na fazenda até que os proprietários os retirem, e caso não haja proprietários, serão encaminhados para adoção”, comenta a médica veterinária. Confira o vídeo produzido pelo CRMVMG sobre a atuação dos médicos veterinários em Brumadinho: https://youtu.be/J-6BA-fqr1A

A post shared by CRMV-MG (@crmvmg) on

A Vale, empresa responsável pela barragem em Brumadinho, afirma que disponibilizou um helicóptero especializado para auxiliar no resgate dos animais. Em nota, a companhia explica que a aeronave tem as mesmas funções dos helicópteros utilizados no resgate de fauna terrestre pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Um dos equipamentos, uma espécie de cesta acoplada na área externa do helicóptero, é capaz de fazer o transporte de animais de pequeno e médio portes, com até 113kg.

View this post on Instagram

Na foto do médico veterinário Arthur Nascimento, um bovino resgatado nesta quarta-feira (30). A atuação das equipes de regate de animais coordenadas pelo CRMV-MG em Brumadinho têm sido intensa. Segundo a equipe da Brigada Animal, o número de animais resgatados pelos médicos veterinários subiu para 57 após os trabalhos desempenhados nesta quarta-feira (30). Do total, são 27 cães, 14 pássaros, 8 galinhas, 2 galos, 2 bovinos, 2 patos, 1 gato e 1 cágado. Os animais foram encaminhados para o hospital de campanha. No local, são submetidos a exames de triagem e recebem os primeiros tratamentos. A estrutura para os procedimentos com os animais ocorre em duas fazendas, viabilizadas pela Vale, onde atuam profissionais entre médicos veterinários do CRMV-MG, estudantes da Escola de Veterinária da UFMG, auxiliares e ONGs, como a como a Federação Humanitária Internacional Fraternidade e a Arca da Fé resgate animal. As ações também contam com a participação da Anclivepa Minas.

A post shared by CRMV-MG (@crmvmg) on

Para informações sobre animais em situação de risco e resgatados na região, ligue para os números 0800 0310831 (Alô Brumadinho), 0800 285 7000 (Alô Ferrovias) e 0800 821 5000.

Luisa Mell vai a Brumadinho, denuncia matança de animais e exige plano de resgate

Em Destaque

Recomendamos para você

Deixe seu comentário

Claudia Leitte anuncia terceira gravidez: ‘Bela está vindo aí!’

‘Boy Erased’: Universal desiste de lançar filme sobre ‘cura gay’ no Brasil