Maitê Proença, atriz consagrada e agora na casa dos 65 anos, causou burburinho ao revelar que a sua “menopausa deu uma pausa“ quando estava na faixa dos 50 por conta de seu relacionamento com o ex.
- DESPENCOU! PlayStation 5 com o menor preço já visto no Brasil. Achou pouco? Pois saiba que o frete também é grátis! Clique aqui para conferir.
Durante a entrevista ao ‘O Globo’, Maitê Proença revelou que voltou a experimentar os ciclos menstruais normalmente, graças a uma relação amorosa com um homem cuja vida sexual era bastante ativa.
“Eis que a minha menopausa deu um break. E, acreditem, vivi três anos tendo a minha menstruação de volta“, compartilhou a atriz.
Como você pode estar se perguntando, será mesmo possível desligar o “interruptor” da menopausa e reativar as funções hormonais do útero? E, o que exatamente teria ocorrido no caso da Maitê para que ela voltasse a ter ciclos menstruais?
Para trazer luz sobre esse tópico, a ‘IstoÉ Gente’ consultou uma especialista, a Dra. Mariana Rosário, ginecologista, obstetra e mastologista, membro do corpo clínico do hospital Albert Einstein de São Paulo.
A profissional explica que a menopausa se refere à última menstruação e só pode ser confirmada após um ano sem novos ciclos.
Segundo a Dra. Mariana, é pouco provável reverter a menopausa se a menstruação já está ausente há mais de um ano. Porém, no caso de Maitê, ela acredita que a atriz poderia estar vivendo o climatério, período que precede a menopausa.
“Ela pode passar por períodos sem ciclos, e depois voltar a menstruar. Sim, ela pode retomar os ciclos. Então, provavelmente, ela estava nessa fase pré-menopausa, quando ainda tinha folículos para ovular”, esclareceu a especialista.
Ela ainda enfatizou que a vivência de um relacionamento, como o descrito por Maitê, pode desencadear estímulos hormonais, levando a essa retomada dos ciclos regulares.
Relacionamento, hormônios e sexo
As mudanças que um organismo pode passar não se limitam ao aspecto físico. Dra. Mariana salienta que um relacionamento amoroso, com suas emoções intensas e liberação de substâncias, pode ser o motor para uma produção hormonal mais robusta.
“O cortisol, conhecido como o hormônio do estresse, bloqueia a produção hormonal completa. Quando alguém se apaixona, o cortisol diminui, reduzindo o estresse e, por consequência, melhorando a produção hormonal“, explicou a médica.
Mas não é só o cortisol que está em jogo, há outras alterações induzidas pela emoção de um novo amor.
“Temos a produção de ocitocina, o chamado ‘hormônio do amor‘, que estimula o útero e suas contrações, podendo até causar sangramento. Essa reativação, provavelmente, ocorreu em decorrência da fase amorosa que ela estava vivendo”, avalia a especialista. Logo, a vida amorosa agitada de Maitê pode sim ter sido o gatilho para essa surpresa hormonal.
- DESPENCOU! PlayStation 5 com o menor preço já visto no Brasil. Achou pouco? Pois saiba que o frete também é grátis! Clique aqui para conferir.
Maitê Proença revela que faz exercício inusitado para ‘manter a vagina jovem’
Deixe seu comentário