Um post feito por Marina Ruy Barbosa nas redes sociais tem gerado bastante polêmica. E por um motivo inusitado: a repercussão foi gerada graças a regras da língua portuguesa.
Em uma publicação no Instagram, feita no início da semana, Marina Ruy Barbosa demonstrou gratidão por ter conquistado o prêmio de Melhor atriz no “Troféu Imprensa” deste ano. Ela foi agraciada pelo papel de Eliza, na novela “Totalmente Demais”, da TV Globo.
“Muito feliz de ter ganho o Troféu Imprensa pela novela ‘Totalmente Demais’. Obrigada, Hugo Gloss, Flávio Ricco e Marcelo Bartolomei por essa alegria! Interpretar a Eliza foi uma oportunidade incrível, que vou guardar sempre na memória e coração. Eternamente grata a Luiz Rios, Rosane Vartman e Paulo Halm por essa ‘mocinha’ com tanta força e personalidade”, disse ela.
Em seguida, uma internauta destacou um equívoco gramatical cometido por Marina Ruy Barbosa. “Ter ganhado* o Troféu Imprensa. E parabéns! Você é uma excelente atriz mesmo”, afirmou.
A atriz tentou explicar a regra gramatical que a fez optar pela palavra “ganho”. “Ganho e ganhado são duas formas corretas do particípio do verbo ganhar. Assim, é correto dizer: ter ganhou ou ter ganhado, tinha ganho ou tinha ganhado, tivesse ganho ou tivesse ganhado. Ganho e ganhado são duas formas corretas do particípio do verbo ganhar. Assim, é correto dizer: ter ganhou ou ter ganhado, tinha ganho ou tinha ganhado, tivesse ganho ou tivesse ganhado”, disse.
No entanto, outro seguidor entrou na discussão e discordou de Marina Ruy Barbosa. “Marina, infelizmente a sua correção está equivocada. A pessoa lá que te corrigiu disse o certo: ‘TER/HAVER ganhado’. Na existência de particípio regular e irregular, só se usa o irregular com os verbos SER/ESTAR. Vamos dar uma olhadinha na gramática ou até mesmo no Google antes de sair corrigindo as pessoas que estão certas, né! Beijos e parabéns por ter ganhADO o prêmio”, afirmou.
https://www.feedclub.com/marina-ruy-barbosa-rebate-seguidora-que-a-criticou-em-post-no-instagram/
Deixe seu comentário