in ,

Por que os jurados do MasterChef Brasil são tão duros nas críticas?

Paola Carosella, Henrique Fogaça e Érick Jacquin deram explicações sobre o tom que usam na atração

O reality show MasterChef Brasil, da TV Band, é um dos maiores sucessos de audiência na televisão aberta brasileira na atualidade. Quem acompanha a atração, conhece muito bem uma de suas principais marcas registradas: a dureza dos jurados na hora de criticarem os pratos apresentados pelos participantes da competição.

Enquanto muita gente se diverte com o jeitinho agressivo dos cozinheiros, outros telespectadores se incomodam bastante com o tom dos comentários, que costumam considerar como “grosseiros”, “humilhantes” e “desnecessários”.

Em uma entrevista coletiva concedida no dia 9 de outubro de 2019 para o lançamento oficial da temporada ‘A Revanche’, Paola Carosella, Henrique Fogaça e Érick Jacquin decidiram quebrar o silêncio sobre esse assunto.

Questionados sobre isso, os três foram pontuais em dizer que discordam das críticas e explicaram seus pontos de vista. Eles afirmam que o tom utilizado é comum dentro da profissão e não deveria ser mal interpretado pelos fãs do programa.

Veja também:
Ô Coitada! Após 'Malhação', Filó faz postagem pedindo por emprego na TV

O chef francês Érick Jacquin garante que nunca se arrependeu de nenhum comentário feito durante as gravações do reality. Além disso, ele tem uma teoria que explicaria o fato de o público tomar as dores dos participantes.

“O público prefere muito mais o personagem [participante] do que a gente, então acha que não é legal, mas é a comida. A gente não tem preferência, a minha consciência está tranquila. Se eu disse que é ruim [o prato apresentado], é porque é ruim e ponto final. Nunca me arrependi. […] Por isso que tem emoção. É mais difícil falar a verdade para pessoa, tem mais emoção”, disse ele.

Vida real é pior que o MasterChef Brasil?

Os jurados foram categóricos quando um jornalista insistiu na questão e afirmou que eles poderiam desestimular os participantes. Os três jurados garantiram que isso não existe no universo da gastronomia.

“Vou dizer para você que a vida é feita de trancos e barrancos e ao participante que errou. O cara fez errado, vou ser objetivo, não vou ficar de firula para ele não se sentir ofendido. A vida é porrada, mano”, afirmou o brasileiro Fogaça.

Veja também:
Melody diz que gastava R$ 2 mil em lanches por semana: 'comia 4 só eu'

A chef argentina Paola Carosella entrou mais a fundo na questão e disse que a profissão não perdoa erros e o programa não poderia ser diferente. “Nosso serviço é pauleira. Nossa profissão é uma religião, e acho que uma das coisas que o MasterChef trouxe e que ainda não se entende muito é que ele traz em diferentes espaços e em diferentes momentos tudo o que acontece no mundo da gastronomia”, afirma.

“Eles estão cozinhando lá com tempo, tem que sair agora, a comida tem que ser para agora. Representa muito como é em uma cozinha. Desde que estou nessa profissão, fiz as contas e são 29 anos de cozinha, aqui para mim lembra muito mais uma avaliação que o cliente faz ao chef ou para o dono, do que o próprio chef faz para o cozinheiro”, acrescenta.

Paola ainda completa afirmando que, na vida real, as críticas são muito piores. “Quando desço no salão e alguém desce a lenha no prato que eu fiz, que esqueci de colocar o sal ou que minha sobremesa poderia ser esquecível, essa dureza faz parte da nossa profissão desde sempre. Aqui é 50 vezes mais mole”, garante.

“Se você tem um restaurante com 150 lugares, um monte de gente comendo, tem tempo para servir, tem fila de espera para comer, tempo para atender, e o cozinheiro da sua praça erra pela terceira vez, você acha que o chef vai falar: senta aqui comigo que a gente precisa conversar sobre essa salada que você temperou errado. Não é assim”, finaliza ela.

Veja também:
Suposto vídeo íntimo de Henrique Fogaça, do 'MasterChef', vaza na web

Em Destaque

Recomendamos para você

Deixe seu comentário

gracyanne

Gracyanne Barbosa queria ter uma granja de galinhas pois come 40 ovos por dia

namorado da mãe de neymar

Vida dupla? Namorado da mãe de Neymar já teve romance com Carlinhos Maia