in ,

Maurício de Sousa tem opinião polêmica sobre bullying: ‘reagiu, acabou’

Entrevista do quadrinista tem gerado bastante controvérsia e repercussão nas redes sociais

O quadrinista Maurício de Sousa, criador e pai da ‘Turma da Mônica’, alguns dos personagens mais icônicos da história do Brasil, deu uma recente entrevista à ‘Folha de S. Paulo’. Durante o papo, no entanto, ele emitiu uma série de opiniões consideradas bastante polêmicas.

Por esse motivo, a entrevista tem repercutido bastante nas redes sociais e os posicionamentos do ilustrador estão sendo muito criticados pelos internautas.

Um dos momentos que causou mais controvérsia foi quando Maurício foi questionado pelo jornalista se ele sofreu ou praticou bullying durante a sua infância. Ele acredita que essa palavra é um conceito muito recente que não existia no passado.

“Havia gozação, brincadeira, como sempre houve. Só que agora batizaram: tirar sarro de alguém chama bullying. Tomou um ar de pecado mortal”, criticou ele.

“Talvez seja alguma coisa grave para algumas pessoas. Mas a Mônica, minha personagem, dá um recado de como não se deve sofrer com o bullying: é só reagir com uma coelhada ou reagir com vigor. E não levar para casa. Reagiu, acabou”, afirmou. A sugestão de “reagir” ao bullying tem incomodado bastante os internautas.

E Maurício continua no assunto: “Geralmente as pessoas mais frágeis sentem demais uma ofensa, uma gozação, uma brincadeira, e ficam se vitimizando. Daí piora. Tem que reagir normalmente. Não precisa levar desaforo para casa. Não estou dizendo que é preciso bater em alguém. Mas tem que haver uma discussão, tem que haver o conhecimento de que há a possibilidade de reagir”.

Veja também:
Perturbador: mulher dá à luz estando por quase 10 anos em estado vegetativo

“Digo [para os próprios netos]: Pessoal, não se queixem, discutam, a não ser que a coisa saia do normal. Palavras, frases, xingamento, isso não mata ninguém. Há competição sempre. Inveja. Uma porção de coisas assim, com que o pessoal tem que aprender a conviver”, disse.

Para ele, há exagero na “criminalização” do bullying. “Virou uma coisa mais concreta. E não é. É uma coisa de fala, de som. Falou alguma coisa? Vai embora, daqui a pouco é para ser esquecido. As crianças estão em uma fase em que podem brigar e podem depois fazer as pazes. E fica tudo na mesma”, finaliza.

Confira mais algumas reações dos usuários no Twitter:

Mônica faz pergunta para Laura Muller e choca a web: ‘destruiu minha infância’

Em Destaque

Recomendamos para você

Deixe seu comentário

danilo gentili

Danilo Gentili faz piada com modelos plus size, é criticado e discute com seguidores

fernandinho

Tite diz que não voltou a convocar Fernandinho por ameaças à família do volante