A guerra na Ucrânia já completou sete meses e meio de duração e, após um período tranquilo, o governo russo bombardeou o país na manhã desta segunda-feira (10), deixando mortos e feridos. O registro impressionante de uma jovem chamou a atenção de todo o mundo.
- Conheça e descubra tudo que você pode fazer com seu dispositivo Alexa! E o melhor: experimente por 30 dias e, se não gostar, receba seu dinheiro de volta. Clique aqui para conferir!
Ela gravava um vídeo falando exatamente sobre as explosões em Kiev, quando um míssil caiu bem próximo dela, a deixando extremamente assustada.
Os ataques da Rússia na capital Kiev e em outras grandes cidades da Ucrânia, na manhã desta segunda (10), aconteceram como forma de retaliação do presidente russo, Vladimir Putin. O motivo?
A Ucrânia atacou a principal ponte da Crimeia – península ucraniana anexada pela Rússia em 2014 – o que foi visto como um ataque ao orgulho de Putin, pois ele inaugurou a ponte em 2018. E estamos falando da única ligação por terra entre a Rússia e a península anexada.
O presidente russo, Vladimir Putin, disse que os mísseis lançados nesta segunda-feira (10) fazem parte de uma “forte resposta” ao ataque à ponte da Crimeia.
Diante das explosões, o assessor do Ministério do Interior da Ucrânia informou que oito pessoas morreram no ataque ao distrito central de Shevchenkivskyi. Outras 24 pessoas ficaram feridas. A polícia informa outros números: cinco mortos e 12 feridos.
Assista ao momento em que o míssil cai próximo de onde a jovem estava passando:
Projectile impact in Kyiv through the eyes of eyewitnesses pic.twitter.com/sHZE3eqiiX
— ТРУХА⚡️English (@TpyxaNews) October 10, 2022
Repórter brasileiro é surpreendido com míssil em Kiev
Outra imagem que também chamou a atenção aconteceu durante uma transmissão ao vivo feita pelo jornalista brasileiro Hugo Bachega, correspondente da rede britânica ‘BBC’.
Ele estava no meio de uma entrada ao vivo na manhã desta segunda-feira (10) quando o primeiro míssil foi lançado pela Rússia e caiu a poucos metros do hotel onde a equipe de reportagem estava.
No vídeo, Hugo Bachega vê o míssil chegando e, assim que a explosão acontece, ele para de falar, se abaixa e a transmissão é encerrada.
O correspondente e o cinegrafista contaram em entrevista que desceram para um abrigo subterrâneo no hotel, no estacionamento, e começaram a fazer as transmissões de lá.
Este já é considerado um dos piores ataques a Kiev desde o início da guerra na Ucrânia.
“Ouvi um barulho bem forte, e atualmente não tem nenhum movimento aéreo em Kiev, helicópteros ou aviões. Então qualquer movimento no céu chama a atenção. Eu vi na hora algo que parecia um míssil e, quando notei o que era e que ele atingiu uma ponte, então sai da posição e fui buscar abrigo”, contou Hugo ao ‘G1’.
Estava um clima de calma e tranquilidade nos últimos meses na Ucrânia, mas eles já esperavam que a Rússia reagiria após a explosão da Ponte da Crimeia. O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, já disse que a guerra da Ucrânia começou e vai terminar pela Crimeia.
“A cidade voltou ao normal, com restaurantes, bares. Tem o toque de recolher, que é às 22h (no horário local), mas há uma sensação de calma estranha, porque muita gente conhece pessoas que estão na batalha. Mas em Kiev, esse ataque quebra um pouco essa normalidade agora“, relatou Bachega ao ‘G1’.
O repórter brasileiro já esteve três vezes na Ucrânia desde o início da guerra, em 24 de fevereiro. Ele transmite notícias de Kiev há aproximadamente três meses.
Diante dos novos ataques, o líder Ucraniano acusou a Rússia de causar pânico e caos em seu país.
Confira o momento impressionante no vídeo abaixo:
Um repórter da rede britânica BBC fazia uma transmissão ao vivo de Kiev quando um míssil atingiu a capital ucraniana. O analista sênior de internacional da CNN, Américo Martins, explica a escalada no conflito #VisãoCNN pic.twitter.com/ZK18IrMjfQ
— CNN Brasil (@CNNBrasil) October 10, 2022
- Conheça e descubra tudo que você pode fazer com seu dispositivo Alexa! E o melhor: experimente por 30 dias e, se não gostar, receba seu dinheiro de volta. Clique aqui para conferir!
Soldado ucraniano faz sucesso por postar vídeos nos bastidores durante a guerra
Deixe seu comentário