Dia triste para os fãs do ‘Castelo Rá-Tim-Bum‘ e da cultura brasileira. O ator Sérgio Mamberti, famoso por interpretar o inventor Dr. Victor na série infantil da TV Cultura, faleceu aos 82 anos após sofrer falência múltipla de órgãos na madrugada desta sexta-feira (3) em São Paulo.
Sérgio já vinha enfrentando problemas de saúde ao longo deste ano, com disfunção renal e pneumonia. Ele estava internado desde o último sábado (28) em um hospital da rede Prevent Senior na capital paulista para tratar uma infecção nos pulmões.
Na madrugada desta sexta (3), o eterno Dr. Victor, famoso pelo bordão “raios e trovões”, não resistiu e morreu. A informação foi confirmada à imprensa pelo filho dele, Carlos Mamberti.
Além de Carlos, Sérgio Mamberti deixa também outros dois filhos, que seguiram seus passos e trabalham no meio artístico, o ator Duda Mamberti e o diretor de TV Fabrízio Mamberti.
A notícia da morte de Sérgio trouxe tristeza ao coração de muitos que acompanhavam e aprendiam diariamente com ‘Castelo Rá-Tim-Bum’, grande sucesso da televisão brasileira que estreou na TV Cultura em maio de 1994.
E sempre teve excelente audiência durante mais de 20 anos!
Além de ator, Sérgio era também diretor, produtor, escritor e artista plástico. Ele teve uma longa e admirável carreira na televisão, no teatro e no cinema, tendo atuado em novelas, filmes e até em série da Netflix. Sérgio fez parte do elenco da série ‘3%’, lançada em 2016.
Sérgio Mamberti falava cinco idiomas e ocupou cargos políticos dentro do Ministério da Cultura durante o governo Lula. Ele foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT).
Em abril deste ano, ele lançou sua autobiografia, intitulada: ‘Sérgio Mamberti: Senhor do Meu Tempo’, que traz detalhes sobre sua história e trajetória profissional.
No livro ele conta que é bissexual e fala dos dois grandes amores de sua vida: Vivian Mahr, com quem foi casado de 1964 a 1980, e Ednardo Torquarto, com quem viveu uma relação por 37 anos, que terminou com a morte de Ednardo, em 2019.
“Sei que nunca vou me recuperar dessas duas perdas, mas a vida exige coragem e esperança para seguir em frente”, disse ele no livro.
O artista tinha alguns planos para o futuro, que não conseguiu realizar em vida, como a produção de um documentário sobre sua trajetória e uma série para internet interpretando o Dr. Victor, do ‘Castelo Rá-Tim-Bum’.
Elenco do ‘Castelo’ lamenta a morte de Sérgio Mamberti
“Hoje partiu Sergio Mamberti! Nosso Tio Vitor! Hoje partiu um homem, um artista que lutou pelo progresso e desenvolvimento da nação brasileira, com as armas que tinha, a cultura e a arte! Fará imensa falta a sua força! Nosso coração doido se despede com muita dor e uma grande salva de palmas! Bravos meu querido!“, escreveu Cássio Scapin, que interpretava o Nino no Castelo.
Freddy Allan, o Zequinha, também publicou uma homenagem ao Sérgio.
“Hoje meu dia, nosso dia, amanhece sem a presença na Terra do querido artista e amigo Sérgio Mamberti. Não sei o que dizer… Pois tenho tudo a dizer….Sérgio sempre foi um artista e ser humano muito generoso comigo. (…) Tenho muitas histórias e memórias de encontros…”.
“Meu orgulho de ter podido ouvir de perto e conversar com Sérgio, vem também de saber de sua importância para nossa cultura brasileira, do teatro ao cinema a televisão…Sua luta política! Hoje estou muito triste. Mais triste do que ando… Meu amigo, nos vemos já já. Aqui não vou parar, não vamos parar de combater o fascismo e a ignorância! VIVA SERGIO!“, escreveu ele.
Cinthya Rachel, atriz que interpretava a Biba, disse: “Querido Sérgio! Sempre tão amoroso, paciente e professor. Um homem de luta, um homem de amor. Que bom que a gente se encontrou nessa vida! Obrigada! Aplausos para o Mamberti! Um abraço carinhoso para a família”.
Luciano Amaral, o Pedro, falou sobre o privilégio de conviver com uma pessoa como Sérgio Mamberti.
“Perdemos hoje o nosso Dr. Victor. Que triste. Quem não gostaria de ter um avô ou tio avô como vc, Sérgio? Todos queríamos. Quanta paciência conosco nas gravações do Castelo, quanta generosidade e aprendizado pra todos nós que tivemos a oportunidade de conviver com você. Seu legado, que vai muito além de Castelo Ra-Tim-Bum é brilhante e ficará pra sempre cravado em nossa cultura e arte desse país”.
“Cultura essa pela qual você tanto lutou e amou. Descanse e brinque aí nas estrelas, Dr. Victor. Tenho certeza que você será muito bem recepcionado pelo Etevaldo, pelo Mau e pelo Porteiro. Ps:. Sempre que ouvirmos um trovão, saberemos que é você nos dando uma bronca, por desejar sempre o nosso bem”.
Assista o vídeo abaixo que traz trechos de episódios do ‘Castelo Rá-Tim-Bum’, com a participação de Sérgio Mamberti:
Elenco do ‘Castelo Rá-Tim-Bum’ leva web à loucura com vídeo sobre o coronavírus
Deixe seu comentário