O MST iniciou, nas primeiras horas desta sexta-feira (6), o bloqueio de rodovias no Mato Grosso, Bahia, Pernambuco e Espírito Santo.
De acordo com o coordenador do movimento Alexandre Conceição, a ideia é bloquear 50 BRs em 24 Estados, em protesto contra a decretação da prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A Polícia Rodoviária Federal confirmou que a manifestação na Bahia, comandada por lavradores, ocorre no quilômetro 360 da BR-116, na altura de Feira de Santana. No Paraná, os bloqueios mais recentes ocorreram em Quedas do Iguaçu e Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná.
As assessorias de outros estados ainda não têm registro oficial ou não foram localizadas, mas fotos publicadas pelo movimento no Facebook já indicam outros bloqueios.
“Amanhã, vamos sofrer uma dura derrota, com a prisão do Lula”, disse João Pedro Stedile, líder do MST, no Facebook. “Não desanimem, estamos num processo como se fosse um longo campeonato”, disse, comparando a disputa política com um jogo de futebol.
“Vamos dar o troco, vamos libertar o Lula”, reforçou o líder sem-terra. “Só não vence, quem não luta”, afirmou, depois de dizer que há uma agenda de eventos de mobilização popular de preparação para as eleições de outubro.
O juiz Sérgio Moro decretou a prisão de Lula na noite desta quinta-feira. O ex-presidente tem até as 17h desta sexta (6), para se apresentar “voluntariamente” à Polícia Federal em Curitiba, base da Operação Lava Jato. Lula permanece na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.
Deixe seu comentário