Na última sexta-feira (21), exploradores anunciaram a descoberta do navio japonês Montevideo Maru, afundado em 1942, foi encontrado 81 anos depois.
- “Alexa, tocar minha música favorita!” Conheça a 4ª geração do aparelhinho que é sucesso em vendas no mundo todo. Clique aqui para conferir.
Essa embarcação, que transportava prisioneiros da 2ª Guerra Mundial e civis capturados, representa uma das maiores perdas marítimas da história da Austrália – com um total de 1080 vidas perdidas.
Dentre as vítimas do trágico naufrágio, havia pessoas de 14 nacionalidades diferentes, sendo 979 delas australianas. Esses prisioneiros e civis foram capturados após a queda de Rabaul, em Papua Nova Guiné.
O Montevideo Maru foi afundado pelo submarino norte-americano Sturgeon cuja tripulação não sabia que transportava prisioneiros de guerra no dia 1º de julho de 1942. Em menos de 10 minutos, os quatro torpedos disparados pela frota americana selaram o destino do navio.
De acordo com informações do portal ‘G1’, a busca pelo Montevideo Maru durou 12 dias e exigiu o alcance de profundidades de até 4.000 metros.
Navio encontrado
A localização do naufrágio ocorreu na ilha de Luzon, no Mar da China Meridional, e um veículo subaquático autônomo foi utilizado para ajudar na procura.
Silentworld Foundation, organização sem fins lucrativos sediada em Sydney e dedicada à história marítima e à arqueologia, foi responsável pelo anúncio da descoberta.
A fundação esclareceu que, em respeito aos familiares das vítimas, não serão realizadas tentativas de remover artefatos ou restos humanos do local do naufrágio.
“A descoberta do Montevideo Maru fecha um capítulo terrível na história militar e marítima da Austrália“, declarou o diretor da Silentworld, John Mullen.
O primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, também se pronunciou através das redes sociais. “Estes australianos nunca foram esquecidos“, declarou ele.
“Esperamos que as notícias de hoje tragam algum conforto aos entes queridos que mantiveram uma longa espera”, reagiu Anthony Albanese.
O primeiro-ministro ainda destacou o “esforço extraordinário por trás da descoberta” e “a promessa solene da Austrália de recordar e honrar sempre aqueles que serviram“ o país na guerra.
Veja uma foto do submarino que encontrou os destroços do navio da 2ª Guerra Mundial:
Atuação da Austrália na 2ª Guerra Mundial
A 2ª Guerra Mundial aconteceu entre os países que formavam o Eixo (Alemanha, Itália e Japão) e os Aliados (Reino Unido, França, União Soviética e Estados Unidos).
Durante o conflito, a Austrália desempenhou um papel significativo no esforço Aliado. O país, que havia sido um dos primeiros a declarar guerra à Alemanha em 1939, enviou forças para combater tanto no teatro europeu quanto no Pacífico.
A Austrália enfrentou ameaças diretas em seu próprio território, como os bombardeios de Darwin e a Batalha de Coral Sea, e lutou ao lado dos Estados Unidos e outros Aliados para combater a expansão japonesa.
Além disso, a Austrália desempenhou um papel crucial no fornecimento de recursos e apoio logístico aos Aliados, contribuindo para a eventual vitória na guerra.
- “Alexa, tocar minha música favorita!” Conheça a 4ª geração do aparelhinho que é sucesso em vendas no mundo todo. Clique aqui para conferir.
Famoso ator ucraniano se junta ao exército e morre na guerra aos 33 anos
Deixe seu comentário