Na última quinta-feira (26), a marca de perfumes O Boticário lançou sua mais nova campanha publicitária para o Dia dos Pais. Parecia tudo normal, mas a empresa não esperava pelo que vinha a seguir.
Um vídeo da campanha acabou virando alvo de centenas de ataques por uma suposta “falta de representatividade” às avessas.
O vídeo, publicado no YouTube, mostra uma família negra em situações do cotidiano e gerou mais de 16 mil ‘não gostei’. Alguns internautas decidiram criticar a marca “pela falta de representatividade de brancos” na peça.
Na caixa de comentários, os ataques também foram inúmeros e alguns chegaram a ultrapassar os limites do absurdo.
A boticário decidiu fazer uma campanha de dia dos pais com uma família negra, o vídeo recebeu cerca de 11 mil dislikes (até agora), e comentários reclamando da falta de "diversidade"
E ainda há quem diga que racismo não existe e é coisa da nossa cabeça pic.twitter.com/PrZEf6VAVk— Alexandre (@Iexandre) July 29, 2018
Com a repercussão da história, algumas pessoas saíram em defesa da marca pela escolha do elenco. A bandeira da diversidade é uma característica comum de O Boticário já há alguns anos.
Em 2015, quando colocou casais heterossexuais e homossexuais trocando presentes no Dia dos Namorados, a marca também passou por uma polêmica parecida.
branco reclamando da propaganda do boticário com uma família negra pic.twitter.com/rjKMsjWPaz
— dirty computer álbum do ano (@soaresnana) July 30, 2018
Palmas para o Samuel! ???????? pic.twitter.com/GyCX1GLBUg
— Mari ??? (@MariTMelo) July 29, 2018
Campanha do dia dos pais da boticário em 2016
Exclusivamente com famílias brancas
Não tem ninguém reclamando da falta de diversidade. NINGUÉM. pic.twitter.com/r963CJA4Gd— Alexandre (@Iexandre) July 29, 2018
A empresa publicou uma nota oficial onde informa que “não é de hoje que O Boticário trilha esse caminho de retratar a diversidade étnica que torna nosso país tão rico e especial”.
Também ressalta que a campanha “tem o propósito de exaltar com bom humor a importância da figura paterna por meio de tentativas divertidas que os pais fazem para acertar na criação dos filhos.”
Leia a nota na íntegra:
A campanha de Dia dos Pais do Boticário tem o propósito de exaltar com bom humor a importância da figura paterna por meio de tentativas divertidas que os pais fazem para acertar na criação dos filhos. Essa irreverência é comum nos filmes da marca, assim como são a diversidade e a inclusão. Não é de hoje que O Boticário trilha esse caminho de retratar a diversidade étnica que torna nosso País tão rico e especial, e isso transparece não apenas nesta, mas também em campanhas anteriores que também demonstram as relações interpessoais verdadeiras. O Boticário se pauta pelo respeito a todas as pessoas e deseja que, muito em breve, questões como essa não gerem mais polêmicas.
Neymar faz desabafo em comercial e admite exageros na Copa do Mundo
Deixe seu comentário