Uma tragédia chocou a população da pequena cidade de Guaíra, no Paraná. O padre José Aparecido Bilha, de 63 anos, foi encontrado morto na manhã desta segunda-feira (21) na casa paroquial da igreja que liderava na cidade de 33 mil habitantes.
O que deixa a história mais triste ainda é que o padre José Aparecido Brilha estava com um corte profundo no pescoço quando foi achado por funcionários da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. E, ao lado do corpo, havia uma faca que provavelmente foi usada para matá-lo.
Diante da tragédia com o sacerdote católico, a Diocese de Toledo (PR) emitiu uma nota dizendo que o corpo do Padre José Aparecido Brilha “foi encontrado morto por funcionários na abertura do expediente desta segunda-feira”.
A cena chocante impressionou os funcionários, que chamaram a polícia. Os agentes estiveram no local e encaminharam o corpo do padre para o Instituto Médico Legal (IML) – responsável por examinar o cadáver para determinar a causa da morte.
A PM confirmou ao portal ‘Metrópoles’ que o padre foi encontrado com um corte no pescoço e que a faca estava ao lado do corpo. Algumas pessoas suspeitam de suicídio, outras acreditam que o padre foi assassinado. Apenas as investigações podem trazer a verdade à tona.
“Externamos condolências à família Bilha e à comunidade católica de Guaíra, especialmente desta paróquia, que foram surpreendidos pela triste notícia. Informamos ainda que o caso está sendo investigado pelas autoridades de segurança pública e acompanhado pela Diocese”, diz ainda a nota da Diocese.
Veja abaixo a fachada da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Guaíra (PR):
As imagens de câmeras de segurança serão usadas pela polícia durante as investigações do caso, na tentativa de esclarecer o caso da morte do padre.
A Deputada Federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT-RS) Maria do Rosário afirmou, nas redes sociais, que é “impossível descartar violência política“, já que o padre teria “declarado voto em Lula“ nessas eleições.
Confira o tuite da Deputada:
Padre José Aparecido Bilha. Estava sendo perseguido por ter declarado voto em @LulaOficial . Encontrado morto.
Impossível descartar violência política. Acompanhar investigação de todos esses crimes é obrigação.
Basta!
Pela democracia, pelos Direitos Humanos , basta! pic.twitter.com/3YttI7MhtW— Maria do Rosário (@mariadorosario) November 22, 2022
O falecimento do padre causou choque e grande comoção na comunidade católica de Guaíra e região. Ainda na nota emitida pela Diocese, falaram um pouco sobre a trajetória do pároco que morreu.
“O Padre José Aparecido Bilha era natural de Astorga (PR) e tinha 28 anos de sacerdócio. Cursou Filosofia, em Toledo, e Teologia no Studium Theologicum, de Curitiba, e no Instituto de Teologia Pio XII, de Londrina. Exerceu seu ministério presbiteral em Assis Chateaubriand, Quatro Pontes, Vila Nova (Toledo), Formosa do Oeste e, desde 2020, em Guaíra. Atuou ainda nos seminários diocesanos como promotor vocacional, diretor espiritual e reitor”.
O velório de José Aparecido Bilha aconteceu com a presença da comunidade e com direito à missa a partir das 19h desta segunda (21) na paróquia que o padre coordenava.
Depois, o corpo do padre José Aparecido Bilha foi levado até a Igreja Nossa Senhora do Carmo, em Assis Chateaubriand (PR) – cidade localizada a cerca de 110km – onde ele continua sendo velado até às 15h desta terça-feira (22).
Padre sai em defesa do colega afastado após escândalo gay: ‘não é crime’
Deixe seu comentário