Uma tragédia aconteceu na manhã desta quinta-feira (9) em uma pequena cidade do Paraná e chocou o Brasil. Um ônibus da Apae com 25 crianças foi passar pela ferrovia e acabou se chocando contra um trem que passava naquele exato momento.
- “Alexa, tocar minha música favorita!” Conheça a 4ª geração do aparelhinho que é sucesso em vendas no mundo todo. Clique aqui para conferir.
Algumas crianças foram arremessadas pelas janelas do veículo. Duas delas morreram na hora. O pai de uma das vítimas chegou a ver o ônibus passando pela cidade – e comentou se tratar do ônibus que levava a filha dele para a escola.
“Eu estava indo para o trabalho, a gente passou ali e eu vi. Aí eu peguei e falei que era o ônibus da minha filha, e eu vi que, infelizmente, aconteceu essa tragédia. Meu coração está arrebentado. Ela era a minha vida”, disse Adriano Pimenta em entrevista após a tragédia.
O acidente aconteceu na Rua Presidente Kennedy, no bairro Vila Rica, em Jandaia do Sul, cidade de pouco mais de 20 mil habitantes no norte do Paraná.
Havia 29 pessoas no ônibus – além do motorista, estavam no veículo três monitoras e 25 crianças que estudam na Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).
O impacto da batida fez o ônibus ser lançado cerca de 40 metros a frente.
Ao ver o ônibus atravessando, o maquinista freou, mas o trem só parou completamente cerca de 200 metros do local do acidente.
“Não tivemos muito o que fazer. Outras seis vítimas, entre elas uma professora, foram encaminhadas em estado grave para hospitais da região”, disse o capitão Wallacy Xavier de Souza de Araújo, do Corpo de Bombeiros, em entrevista à ‘RPC’.
Acidente entre ônibus e trem
A ‘Rumo’ (empresa que administra a linha férrea) disse lamentar o acidente. A companhia afirmou que o maquinista acionou a buzina para alertar sobre a travessia do trem e também acionou os freios de emergência quando avistou o veículo.
O delegado Carlos Diego Machado disse que o motorista do ônibus alegou, em depoimento à polícia, não ter visto o trem se aproximando.
“Ele confirmou que não viu o trem se aproximando, e sequer ouviu barulho, mesmo após um carro ter parado do outro lado da rua. Como prestou socorro, foi liberado, o que inclusive está previsto pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB)”, disse ao ‘G1’ o delegado.
O Governo do Paraná decretou luto oficial de três dias pelo acidente.
“A comunidade escolar paranaense está em luto com esse grave acidente em Jandaia do Sul. Que Deus conforte as famílias das meninas e que os demais logo se recuperem desse acidente. O Governo do Paraná vai fazer o que estiver ao seu alcance para ajudar essas pessoas”, declarou o governador do Paraná, Darci Piana, em nota.
Veja uma foto do momento do acidente:
A notícia do acidente envolvendo o ônibus da Apae e o trem repercutiu muito nas redes sociais.
“Meu Deus, que irresponsabilidade desse motorista!”, disse uma internauta. “Lamentável! Uma fatalidade que poderia ser evitada”, comentou outra pessoa.
“Falha humana mesmo”, declarou mais um ao ver o vídeo. “Meu Deus, isso é uma das coisas mais tristes que já vi”, declarou uma mulher.
“Pare, olhe para os 2 lados, escute. Quando o simples parece complexo demais. Lamento profundamente pelas crianças mortas. Que triste”, comentou um rapaz.
Veja o momento da colisão no vídeo abaixo. AS IMAGENS SÃO FORTES:
- “Alexa, tocar minha música favorita!” Conheça a 4ª geração do aparelhinho que é sucesso em vendas no mundo todo. Clique aqui para conferir.
Filho manda áudio para mãe após grave acidente de ônibus com time de futebol
Deixe seu comentário