Cecilia Cato, conselheira do Partido do Centro em Tingsryd, na Suécia, propôs às escolas locais a tocarem música nos banheiros, para que os estudantes não tenham vergonha fazer suas necessidades fisiológicas quando precisarem. Para ela, ir ao banheiro e se sentir envergonhado é um grande problema nas instituições primárias e secundárias.
Ao jornal “The Local”, Cecilia explicou o motivo da proposta. “Eu trabalhei no mundo da educação por muitos anos e conheço este problema, acima de tudo no ensino médio e secundário”. Para a conselheira, os estudantes evitam peidar, fazer xixi ou cocô por se sentirem envergonhados com o barulho.
“Eu mesma experimentei isso quando eu era jovem e agora que está sendo discutido, outras pessoas também confirmaram essa situação. Não é algo sobre o que você fala abertamente”, disse.
Na reportagem, os próprios alunos admitiram que não foram ao banheiro durante o horário escolar por medo de serem ouvidos do lado de fora. “Seria embaraçoso se pudesse ser ouvido do lado de fora”, disse um estudante, antes de acrescentar que a música seria melhor do que deixar a torneira aberta para cobrir qualquer outro som.
O design sugerido por Cecilia é baseado em banheiros de uma escola de música recém-construída na cidade de Tingsryd, que tem música em todos os banheiros.
Sua proposta agora terá que ser votada pelas autoridades locais antes de ser implementada. “Claro que não haverá música em banheiros de todos os lugares, mas também acho que é uma coisa que está ligada à maturidade. O ensino médio é um período sensível na vida e, quando se envelhece, acho que você é capaz de fazer o número 1 e o número 2 em banheiros que não cobrem o som”, afirmou.
Deixe seu comentário