O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que a Justiça do Trabalho “não deveria nem existir”. A declaração foi dada durante evento em Brasília, enquanto ele falava sobre o projeto de reforma trabalhista, enviado pelo governo do presidente da República, Michel Temer.
Para o deputado, os juízes do Trabalho tomam decisões “irresponsáveis” e fizeram com que setores importantes da economia quebrassem, como “o sistema de hotel, bar e restaurantes no Rio de Janeiro”. “O excesso de regras no mercado de trabalho gerou 14 milhões de desempregados”, afirmou.
Ele comentou, ainda, que a proposta de reforma de Temer, que será votada nesta quinta-feira (9), é “tímida”. “Acho que há temas que precisamos avançar”, disse. “Acho que a gente vai avançar na regulamentação trabalhista. Infelizmente, o presidente Michel não vai gostar, mas acho que a Câmara precisa dar um passo além daquilo que está no texto do governo”, complementou.
O projeto
A ideia do projeto, que foi apresentado há 19 anos, é regulamentar a terceirização do trabalho. A proposta é do governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB), datada de 1998, e deve ser desengavetada somente agora.
Pretende-se anistiar débitos e penalidades aplicadas a empresas que praticaram terceirização. Além disso, exige-se que a empresa que terceirizar fiscalize se a firma que contratou tem cumprido obrigações trabalhistas e previdenciárias – esta parte não está no projeto de 1998. O intuito é acelerar a geração de empregos.
Críticas nas redes
A declaração de Rodrigo Maia sobre a Justiça do Trabalho tem gerado muita polêmica nas redes sociais. O nome do deputado esteve, ao longo da manhã desta quinta-feira (9), entre os nomes mais comentados do Twitter.
Veja alguns dos principais comentários feitos contra a declaração do deputado:
“A Justiça do Trabalho nem deveria existir” diz Rodrigo Maia, do governo que nem deveria existir.
— Rita Lisauskas (@RitaLisauskas) March 9, 2017
Rodrigo Maia dizendo que a Justiça do Trabalho não devia nem existir. Para de dourar a pílula e revoga a Lei Áurea logo!
— Unidos do Moonlight (@anacarolinars) March 8, 2017
Rodrigo Maia que tem todos os privilégios que seu cargo público e a corrupção oferecem deveria pedir desculpas pela declaração infeliz.
— Juliana (@ajulysantos) March 9, 2017
O “Rodrigo Maia” dizer que a Justiça do Trabalho não deveria existir prova o quão bem nós sabemos votar. E ainda é presidente da Câmara
— Alan Souza (@AlanSouza1991) March 9, 2017
Para Maia,presidente da câmara,justiça do trabalho nem deveria existir.
Vivi 67 anos p/ouvir isso e ver panela,q anulou 54mi votos,silenciar— Belila (@TiaBiba49) March 9, 2017
Deixe seu comentário