Uma imagem registrada na reunião da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), em Bruxelas, na Bélgica, ocorrida nesta quinta-feira (25), tem chamado atenção dos internautas. Gauthier Destenay, que é casado com o primeiro-ministro de Luxemburgo, Xavier Bettel, aparece na foto ao lado de algumas primeiras-damas. Para muitas pessoas, o registro feito antes do encontro dos líderes do bloco político-econômico é um marco histórico na luta contra a homofobia.
O “primeiro-marido” gay se uniu com Bettel oficialmente em 2015, após o casamento entre pessoas do mesmo sexo ser reconhecido judicialmente no país. O político se tornou o primeiro premier de Luxemburgo a assumir que é homossexual em dezembro de 2014, após uma campanha eleitoral em que a sua sexualidade era tratada de forma aberta e não encarada como um problema.
Atualmente, Bettel é o único chefe de governo assumidamente gay desde que a ex-premier da Islândia Johanna Sigurðardóttir e o ex-premier da Bélgica Elio di Rupo encerraram seus mandatos políticos, respectivamente, em 2013 e 2015.
Além do “primeiro-marido”, estão na foto: Melania Trump, mulher de Donald Trump, presidente dos EUA, e Brigitte Macron, esposa do presidente francês Emmanuel Macron, a rainha Mathilde, da Bélgica, a primeira-dama da Turquia, Emine Gulbaran Erdogan, a mulher do secretário-geral da Otan Jen Stoltenberg, Ingrid Schulerud, além das primeiras-damas de Bulgária e Islândia.
Deixe seu comentário