Estranho e selvagem – Um macaco tenta acasalar com cervas
Por que um macaco macho montou um cervo sika no Japão? Os cientistas têm algumas teorias.
Um macaco macho no Japão foi filmado tentando acasalar com um veado fêmea – provavelmente a primeira observação de duas espécies distantemente relacionadas tendo um encontro sexual não-violento.
Macacos japoneses e cervos Sika regularmente se penduram uns aos outros na ilha de Yakushima. Esta associação tem pouco a ver com a camaradagem: Os cervos sabem que se ficar perto dos macacos, eles podem perder todos os frutos para os macacos, quando esses caem da copa das árvores.
Os cervos também foram vistos comendo fezes de macacos, e os primatas, por sua vez, foram vistos aliciando e até mesmo montando no cervo, diz Cédric Sueur, especialista em comportamento animal no “Hubert Curien Multidisciplinary Institute”, na França.
Estas são as interações que o fotógrafo de vida selvagem Alexandre Bonnefoy esperava capturar quando visitou Yakushima para seu próximo livro de fotografia, “Saru”. Mas ele acabou ganhando muito mais do que isso ele capturou, pela primeira vez na história um único macaco macho tentando “cruzar” com dois veados fêmeas.
“A interação sexual heterossexual entre espécies não intimamente relacionadas é muito rara de observar”, diz Sueur, autor sênior de um estudo publicado nesta semana na revista “Primates”. “Este caso é apenas o segundo a ser relatado.”
FRUSTRAÇÃO SEXUAL
O que levaria dois animais distantemente relacionados a fazer tal coisa?
Poderia ser que todo o episódio fosse meramente um caso de identidade equivocada, mas isso parece improvável, uma vez que o cruzamento entre espécies acontece geralmente entre criaturas intimamente relacionadas – um coiote e um cão, digamos – e é improvável que o macaco confundiu o veado com outro macaco, O estudo diz.
O QUE OS CERVOS PENSARAM?
A outra pergunta sobre as mentes dos cientistas: O veado sika foi um participante voluntário neste negócio de macacos?
Em um clipe de vídeo, um veado fêmea claramente rejeita os avanços do macaco, enquanto outro mostra o veado aparentemente enojado pelas ações do macaco. Por exemplo, depois que o macaco pulou, o veado virou a cabeça para lamber o sêmen em suas costas – possivelmente uma fonte de proteína.
“O comportamento certamente parece menos agressivo” do que os focas forçando-se sobre os pinguins, diz Burdfield-Steel, Além disso, ele diz que os dois casos podem ser mais semelhantes do que a gente pensa.
“Em ambos os casos, os machos com acesso limitado a fêmeas de sua própria espécie foram observados acasalando, ou tentando acasalar, com outras espécies que já têm certa interação”, diz ela. “Ambas as espécies também são conhecidas por brincar, e eu acho que isso também poderia ser uma explicação em potencial.”
O cervo também pode estar avaliando o risco de ser mordido ou atacado de outra forma por não cooperar, diz P. J. Nico de Bruyn, um grande ecologista de mamíferos da Universidade de Pretória, na África do Sul, e autor do estudo do pinguim-foca. Naturalmente, pode também ser mais fácil e menos desgastante para os cervos, apenas deixar o macaco fazer suas necessidades.
Coisas da natureza…Assista e confira:
Deixe seu comentário