Moradores do Eixão, em Brasília (DF), tiveram uma susto no último domingo (28). Imagine ser acordado pelo som de dois trios elétricos com uma multidão de cerca de 3,5 mil pessoas? Por incrível que pareça, tratava-se de uma procissão de madrugada.
- DESPENCOU! PlayStation 5 com o menor preço já visto no Brasil. Achou pouco? Pois saiba que o frete também é grátis! Clique aqui para conferir.
Foi isso que aconteceu com os moradores da Asa Sul durante a 37ª Caminhada de Mariana.
A procissão organizada pela Igreja Católica – que iniciou no Gama na noite anterior, por volta das 19h30, e terminou na Igreja Nossa Senhora de Fátima – na entrequadra 307/308 Sul, causou um verdadeiro alvoroço.
“Parecia que estava dentro da minha casa”, desabafou uma moradora da 114 Sul, que foi tirada da cama às 5h30 pelo barulho intenso.
Com o som estrondoso e a agitação, ela confessou que não conseguiu entender o que estava acontecendo e que, mesmo após a passagem da romaria, não conseguiu retomar o sono.
Outros residentes da região também manifestaram indignação. Na 116 Sul, um pai de duas crianças pequenas comparou o evento a uma “micareta de domingo pela manhã”.
Ele salientou: “Extremamente revoltante e desrespeitoso. Não sou chato com barulho, mas era uma micareta quase, de madrugada”.
A incredulidade também tomou conta de quem mora um pouco mais distante do Eixão, como um morador do bloco D. Ele expressou surpresa diante da situação.
O morador da 212 Sul revelou estar “atônito” com o barulho. Acordado por músicas e gritos, ele confessou que, a princípio, pensou que o barulho vinha de um carro ou uma festa em sua quadra. “Não sabia nem que era de manhã. Vi apenas o céu ainda escuro, me assustou muito“.
Dessa forma, o que era para ser uma procissão de fé e devoção acabou se transformando em uma madrugada e início da manhã de surpresas e sustos para os moradores da Asa Sul de Brasília.
Procissão de madrugada?
O evento religioso que agitou também não passou batido nas redes sociais. Afinal, um aglomerado de 3,5 mil pessoas seguindo dois trios elétricos pela madrugada, com músicas e orações ecoando pelas ruas, chamaria atenção de qualquer jeito.
“É um absurdo o imenso barulho que vocês fazem de madrugada, acordando todos os moradores por onde passam, incluindo idosos, crianças e pessoas enfermas”, expressou uma internauta descontente com o evento.
Ela foi ainda mais longe em sua crítica, questionando o espírito cristão do evento.
“Se o espírito cristão realmente existisse neste evento, se preocupariam com os outros. Três horas da manhã e vocês fazendo show ao vivo na porta da casa das pessoas? Que Deus é esse que prega o egoísmo e a falta de compaixão?”.
Veja mais registros da polêmica procissão:
Outros comentários também apontaram a altura do som como um ponto negativo, prejudicando especialmente os idosos e aqueles que caminhavam mais devagar.
Um dos seguidores até sugeriu uma forma de tornar a caminhada mais tranquila e respeitosa: “Vamos pensar em uma caminhada com muita oração e reflexões individuais e silenciosas para as próximas caminhadas, podendo conversar e cantar só nas paradas de descanso?”.
Diante das críticas, Edimar Gonçalves, responsável pela organização do evento promovido pela Paróquia São Sebastião, no Gama, argumentou que a barulheira é “passageira“.
“Não é como se a gente ficasse na porta das pessoas, a gente vai e passa. É um evento de fé”, defendeu. Edimar destacou também o aspecto tradicional da caminhada, que já acontece há 37 anos.
“É um evento para Nossa Senhora, a gente reúne pessoas de fé, e para o bem“. Ressaltou também o esforço dos 150 voluntários que trabalharam para manter a limpeza durante a procissão de madrugada. “Nenhuma garrafinha fica no chão”, garantiu.
O apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal para a realização do evento também foi mencionado por ele.
Por enquanto, a Secretaria de Segurança Pública ainda não se pronunciou sobre o ocorrido.
- DESPENCOU! PlayStation 5 com o menor preço já visto no Brasil. Achou pouco? Pois saiba que o frete também é grátis! Clique aqui para conferir.
Vídeo chocante flagra padre brasileiro fazendo sexo com homem; assista
Deixe seu comentário