Na última terça-feira (8), uma promotora de Justiça estadual protagonizou uma polêmica que viralizou nas redes sociais. Ela corre o risco de perder o registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
- Semana do esporte! Até 30% de desconto em suplementos, roupas e calçados, aparelhos/acessórios e até eletrônicos para esporte! Clique aqui.
Desde o início da pandemia da Covid-19, todos os setores da sociedade precisaram se adaptar à nova realidade em que o distanciamento social se fez necessário.
Com a Justiça Brasileira não foi diferente. Juízes, promotores e advogados passaram a realizar audiências à distância, através de plataformas de vídeo e várias gafes acabaram sendo cometidas desde então.
Durante a sessão virtual de um processo judicial da 3ª Vara Criminal de Guarapuava, no Paraná, a promotora Dunia Serpa Rampazzo xingou os advogados do caso.
“São bosta esses advogados“, afirmou a promotora, que estava com a câmera desligada, sem perceber que o microfone ainda estava ativo e que ela estava sendo gravada.
O constrangimento foi inevitável e é possível ver, no vídeo, a expressão de espanto dos advogados presentes na audiência.
A situação se espalhou, gerando consequências à profissional, como uma nota de repúdio da OAB da cidade e uma investigação do Ministério Público.
“A gravidade dos fatos (…) reforça a necessidade do presente repúdio, uma vez que a senhora promotora de justiça, pela própria atividade que desempenha em prol da sociedade, deveria ser a primeira a defender a atuação do profissional da advocacia para a realização da ampla defesa e do contraditório”, diz trecho da nota da OAB Guarapuava, que classificou a atitude da promotora como “absurda e desrespeitosa“.
Promotora pede desculpas
Na última quarta-feira (9), a promotora Dunia Serpa Rampazzo formalizou um pedido de desculpas em uma nova audiência e tentou se explicar. Ela alegou que pensou que não estivesse sendo gravada na hora em que proferiu a ofensa.
Ela ressalta, contudo, que a fala não reflete a concepção dela “da classe do advogados, porque inclusive já foi uma”.
E continua: “A manifestação ocorreu em momento de exaltação e discussão da causa, sem a intenção de ofender os causídicos que participavam do ato, tampouco a classe de advogados, não refletindo sua concepção da referida categoria profissional”, disse a promotora.
De acordo com informações do portal ‘G1’, a OAB Paraná afirmou que acionou a Corregedoria do Ministério Público do Paraná (MP-PR) e está avaliando outras medidas cabíveis sobre o caso.
Já a Associação Paranaense do Ministério Público (APMP) informou que a corregedoria do MP-PR instaurou sindicância contra a promotora.
Assista ao vídeo do momento em que a promotora xinga os advogados:
- Semana do esporte! Até 30% de desconto em suplementos, roupas e calçados, aparelhos/acessórios e até eletrônicos para esporte! Clique aqui.
Que situação! Esse advogado apareceu tomando banho em uma sessão virtual
Deixe seu comentário