in , , ,

Propaganda enganosa? Procon notifica empresa de Bettina e ela se explica

Peça publicitária da Empiricus pode ser enquadrada como enganosa, se fatos não forem comprovados

Bettina Rudolph tem 22 anos, é formada em Administração e mora no estado de Santa Catarina. Ela se tornou o assunto mais comentado das redes sociais no último final de semana. O motivo? Um curioso anúncio publicado no YouTube.

Quem tentou assistir qualquer vídeo na plataforma nos últimos dias, com certeza, se deparou com o rápido comercial em que a jovem aparece. Com apenas 5 segundos, ela afirma: “Oi, eu sou Bettina, tenho 22 anos, e R$ 1,042 milhão de patrimônio acumulado”.

A ideia era divulgar os serviços da Empiricus – a empresa que ela trabalha – e o anúncio deu o que falar. Rapidamente, ela se tornou alvo de chacota, virou meme nas redes sociais e também foi questionada por diversos profissionais. Leia mais clicando aqui.

A Empiricus é uma “casa de análise” que trabalha vendendo assinaturas de relatórios com sugestões de investimento — não só ações, mas também renda fixa e fundos imobiliários, por exemplo. Segundo a própria empresa, a Empiricus tem 325 mil assinantes de seus vários relatórios.

Com tamanha repercussão do comercial, a empresa será obrigada a comprovar a veracidade dos fatos que foram ditos por Bettina no anúncio. A Empiricus foi notificada pelo Procon e terá 48 horas para entregar a documentação. O crescimento de mais de 600% no patrimônio da jovem, em apenas três anos, está sendo considerado irreal pelo órgão e por outros profissionais – dessa forma, o anúncio pode ser enquadrado como propaganda enganosa.

Uma nota publicada no site do Procon, explica que a entidade “exige, nos termos do art. 36 do CDC, que a empresa esclareça se o vídeo amplamente veiculado se refere a uma campanha publicitária e, além disso, exige os documentos que comprovem a veracidade do que foi anunciado, com a demonstração da evolução financeira da atriz/depoente, no prazo de 48 horas”.

Veja também:
Xuxa conta que ela e Ivete Sangalo brigaram e ficaram meses sem se falar

Fontes ligadas à empresa garantem que a gestão está tranquila com relação ao processo e não está preocupada. Eles acreditam que a peça não pode ser considerada um produto, visto que é gratuita. A defesa também poderia argumentar que o conteúdo nem sequer foi veiculado ainda.

Via assessoria de imprensa, a empresa disse: “Soubemos da existência da suposta notificação por meio da imprensa, o que nos causou perplexidade. Os conteúdos veiculados não criam nem criaram qualquer tipo de relação de consumo, tratando-se apenas de um convite gratuito para saber mais sobre o assunto”.

Felipe Miranda, um dos proprietários da Empiricus, conversou com a revista Veja. Ele afirma que é até possível que Bettina sofra um desgaste de imagem com o episódio, mas isso será compensado pelo número de pessoas que ela vai poder influenciar a partir de agora. Ele também enfatizou que “o objetivo no final, é, obviamente, vender pacotes de assinatura da Empiricus”.

A própria Bettina também deu uma entrevista à revista Veja. Ela acredita veementemente no que disse no vídeo e garante que nunca falou que transformou 1520 reais em 1 milhão.

“A primeira compra de ações que eu fiz foi, sim, de 1 520 reais. Foi com o meu dinheiro. Quando eu completei 19 anos, tinha uma poupança que meu pai cultivava para mim e meu irmão desde pequenos. A gente deu entrada na papelada para liberar e aí recebeu essa grana também: um pouco mais de 35 000 reais depois da dedução de impostos. Esse foi 100% da grana que meu pai me deu. Nunca falei que eu transformei 1 520 reais em 1 milhão. Mas tem todo mundo aí para manipular as palavras. A gente preza pelos aportes constantes”, disse ela.

Veja também:
Em busca da Alma Gêmea: afinal, quantas vezes o cantor Fábio Jr. já se casou?

“Hoje o brasileiro acha que investir em ação é coisa de elite. Sim, eu era de uma família estruturada, não pagava contas. Mas eu tirava tudo que eu tinha e colocava em ações. Que jovem hoje faz isso? Dei aulas de dança, fiz trabalhos como modelo, tinha até brechó. Entrei na Bolsa em um período muito bom. Tiveram vários valores acrescidos. Os 35 000 não chegam nem perto dos valores que eu coloquei depois também. Eu botava todo mês, por três anos. E continuo colocando”, continuou.

“A gente tem um processo. Eu não sabia que ia dar toda essa repercussão, mas a gente está tranquilo porque sabe da nossa verdade. É agressivo? É. Mas eu podia ter comprado passivo. Quem ganha 35 000 reais do pai e compra ações? É isso que a gente está tentando mostrar. Ia ser criticada de qualquer forma, eu nasci assim”, finaliza a jovem.

Concorrente de Bettina lança desafio e pede que ela comprove os supostos ganhos

Em Destaque

Recomendamos para você

Deixe seu comentário

carrefour

Cliente negro e com deficiência é agredido por funcionários do Carrefour

Jô Soares questiona governo e defende ofício dos artistas brasileiros