O ‘Jornal Nacional’, principal veículo noticioso da TV Globo, cometeu uma gafe inacreditável em sua edição da última sexta-feira (22). Mesmo após pedir desculpas pelo erro, o programa foi altamente criticado pelos espectadores na internet.
Tudo começou quando a atração falava sobre a recente situação da Venezuela. No início do programa, foi exibida uma declaração do Ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, sobre o assunto. Ele disse: “O que já está estabelecido é que o Brasil não vai fazer nenhuma ação agressiva contra a Venezuela. Porque é contra a Constituição e não é nosso pensamento”.
Logo em seguida, o apresentador William Bonner acrescentou a informação, ainda sem saber que ela era proveniente de um perfil falso do Ministro: “O ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, disse agora há pouco, numa rede social, que o governo vai aguardar o desenrolar dos acontecimentos na Venezuela, repetiu que o Brasil não vai fazer nenhuma ação agressiva, mas afirmou: ‘Caso haja qualquer agressão à soberania do país, iremos reagir baseados em preceitos constitucionais’. Fecha aspas”.
Apenas ao final da atração, 35 minutos depois, William Bonner tentou reparar o erro lendo uma nota esclarecendo que a informação não procedia. “Nós dissemos agora há pouco que o ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, teria publicado numa rede social que o Brasil pode reagir a agressões à soberania do país. Mas o ministro esclareceu que a declaração não é de autoria dele e foi publicada num perfil falso. Por esse erro nós pedimos desculpas ao ministro e a você, telespectador”.
Mesmo com o pedido de desculpas, os internautas criticaram a gafe. Confira algumas reações dos usuários do Twitter:
Jornal Nacional quase causou uma catástrofe internacional ao dizer que o General Augusto Heleno iria à guerra contra a Venezuela, colocou vidas em risco na fronteira por uma Fake News causada pela mesma. #GloboInimigadoBrasil pic.twitter.com/KCg2idn9D4
— Luan Gomes (@LuanGB21) February 23, 2019
O jornal nacional fez praticamente uma declaração de guerra ao vivo, retiraram a informação de um perfil fake do general Augusto Heleno no Twitter. Logo após se retrataram. Esse é o "jornalismo padrão", PQP…
— Smith Hays (@Smith_Hays) February 23, 2019
A maior vergonha do telejornalismo brasileiro não pode simplesmente pedir DESCULPAS. O @jornalnacional quase deflagrou uma guerra entre Venezuela e Brasil baseando-se em um tuíte falso. pic.twitter.com/kVKYMKS2cW
— Terça Livre TV (Oficial) (@terca_livre) February 23, 2019
JORNAL NACIONAL CAINDO EM PERFIL FAKE DO TWITTER E WILLIAN BONER PEDINDO DESCULPAS AO VIVO EM REDE NACIONAL.
QUE MOMENTO MEUS AMIGOS, É A DECADÊNCIA DO JORNALISMO DA GLOBO!— Lupainfoco (@lupainfoco) February 23, 2019
O Jornal Nacional (@jornalnacional) divulgou a mensagem de uma conta falsa no Twitter como se fosse do General Augusto Heleno e teve que se retratar depois. Quem divulga fake news mesmo, plim plim? 😀 pic.twitter.com/Oasd5exkAO
— Caneta Desesquerdizadora (@Desesquerdizada) February 23, 2019
Com base num falso Twitter do General Augusto Heleno, o Jornal Nacional poderia ter desestabilizado ainda mais já frágil situação entre o Brasil e a Venezuela…
🙁 pic.twitter.com/ZsTVCQiKzW— Franse de Castro (@FransedeCastro) February 23, 2019
Maju Coutinho será a primeira mulher negra a apresentar o ‘Jornal Nacional’
Deixe seu comentário