A campanha divulgada pela Santher para promover a sua nova linha de papel higiênico de cor preta, ‘Personal Vip Black’, foi criticada nas redes sociais por ativistas do movimento negro e por internautas de um modo geral.
A principal crítica foi direcionada ao uso da expressão ‘Black is Beautiful’, via hashtag, para o produto. Segundo ativistas e internautas, a frase é conhecida pelos defensores do movimento negro e foi banalizada por acabar em uma campanha publicitária – que nada tem a ver com a causa.
De fato, ‘Black is Beautiful’ é uma expressão de rico contexto histórico. A frase ganhou notoriedade ao ser usada, na década de 1960, por membros da comunidade afro-americana, que ainda buscava por seus direitos perante a sociedade.
“Eu nem sei o que dizer sobre o uso de #BlackIsBeautiful num papel higiênico. Malcom X me abane!”, disse a jornalista Cecília Oliveira. “Pessoas morreram para que essa expressão fosse reverenciada até hoje. […] Mas no Brasil, se você digitar #blackisbeautiful você vai encontrar papel de bunda”, afirmou o escritor Anderson França.
Veja a repercussão:
Eu nem sei o que dizer sobre o uso de #BlackIsBeautiful num papel higiênico. Malcon X me abane! https://t.co/fEFLMYC3bP
— Cecília Olliveira (@Cecillia) October 23, 2017
Eu to passada que a hashtag dessa porra vai ser #BlackIsBeautiful !!!! Porran a galera perdeu a noção msm https://t.co/uEX74f10Db
— Beatriz Calado (@bcalado_) October 23, 2017
Agora o Brasil é o único país onde se vc pesquisar #blackisbeautiful vai aparecer a Marina Ruy Barbosa e não Nina Simone
— tucolino (@tout_arthur) October 24, 2017
eu não vejo a hora de criar o depto de VAI DAR MERDA® pq como pode uma campanha de PAPEL HIGIÊNICO PRETO usar #blackisbeautiful?????
— carol rocha ? (@tchulim) October 23, 2017
Posicionamento da empresa e de Marina Ruy Barbosa
A repercussão do caso fez com que a Santher, proprietária da marca Perosnal, retirasse a hashtag #BlackIsBeautiful da linha de papel higiênico da cor preta. A publicação que anunciou o produto teve seus comentários bloqueados.
Em nota à imprensa, a Santher disse que “a cor (preta) sempre foi considerada ícone de estilo e refinamento nos universos de luxo e moda”. Além disso, a empresa pediu desculpas “por eventual associação da frase adotada ao movimento negro, tão respeitado e admirado” e reforçou que “nenhum outro significado foi pretendido” pela campanha.
Garota-propaganda da ação publicitária, a atriz Marina Ruy Barbosa disse disse lamentar “que algumas pessoas tenham interpretado o trabalho publicitário da Santher de forma diferente do que foi idealizado”. “Independente de tudo isso, eu lamento muito, de verdade, e peço desculpas às pessoas que se sentiram afetadas. Estou bem triste por tudo isso e espero que entendam que jamais foi feito com a intenção de ofender”, afirmou.
— MARINA RUY BARBOSA (@mariruybarbosa) October 24, 2017
Deixe seu comentário