Uma rede estadunidense de lanchonetes focada em frango frito causou uma grande polêmica na internet no Brasil em meados de março de 2019.
Tudo começou quando a Popeyes lançou uma campanha publicitária utilizando a imagem da humorista Dercy Gonçalves, que morreu em 19 de julho de 2008. A lendária atriz que viveu até os 101 anos de idade, já havia partido há mais de 10 na ocasião.
Curioso mesmo é lembrar que, quando viva, Dercy ficou mais conhecida – justamente – por ser uma personalidade extremamente polêmica.
A primeira ação da campanha aconteceu no Shopping Internacional de Guarulhos, na cidade de São Paulo. Nessa ocasião, um holograma da atriz interagia com os consumidores.
Em seguida, a empresa publicou um vídeo nas redes sociais onde uma Dercy computadorizada explicava a produção do frango.
Veja:
Para falar do frango frito f#&* vocês queriam quem aqui? Uma Webcelebridade? Dercy voltou, p#rr@! #Dercy12h pic.twitter.com/SRtpxHFgCj
— Popeyes Brasil (@popeyesbrasil) March 25, 2019
Ela voltou lá da p#t@ que p@ri* só para experimentar o único frango frito f#&* que fica 12 horas marinando. #Dercy12h pic.twitter.com/e3fqSWjzRs
— Popeyes Brasil (@popeyesbrasil) March 25, 2019
Público detona ação com holograma de Dercy Gonçalves
A marca foi pega completamente de surpresa quando o público reagiu negativamente à campanha.
Os internautas criticaram bastante a empresa nas redes sociais, considerando a ação publicitária de mau gosto pelo fato da utilização de uma figura pública que já faleceu.
“Que lixo, caras. Apaga que dá tempo”, respondeu um usuário do Twitter. “Não pode ser real”, criticou outro, dentre diversas outras reações.
Mesmo com tamanha repercussão negativa, o jornal ‘O Estado de S. Paulo’ apurou com a família da comediante e afirma que eles deram permissão para o uso da imagem. O restaurante também se pronunciou através de nota oficial.
“Como na maioria das campanhas, há sempre elogios e críticas. E tanto o Popeyes quanto a F.biz [agência que realizou a campanha] estão certos que acertaram na escolha da atriz Dercy Gonçalves devido à sua irreverência e espontaneidade. A campanha foi testada previamente com focus group e a ideia foi bem aceita”, começa a nota.
“Além disso, todo o material foi aprovado pela família e o objetivo da campanha é mostrar que o frango frito de Popeyes é tão f#&* que até a Dercy, que adorava frango, voltou à vida para experimentar essa iguaria do Popeyes, que é marinado por 12 horas”, finaliza.
Uma situação levemente análoga, envolvendo um holograma da cantora Whitney Houston, também já gerou bastante controvérsia ao redor do mundo. Relembre.
Sabia que leitor do Feedclub tem desconto de até 40% e frete grátis na primeira compra de produtos próximos da data de validade? Para garantir, basta realizar a compra através deste link.
Confira algumas outras reações dos usuários do Twitter na época da polêmica:
que absurdo mano do ceu!!!
— K i q (@CaiqueAndrade89) March 25, 2019
Ninguém melhor do q uma mulher que já morreu, pra anunciar um produto q significa morte, dor e sofrimento para milhares de animais.
Parabéns.— 🌻 Sem arroz e feijão não tem nação 🌻 (@Agate_Miele) March 25, 2019
parabéns ficou uma merda
— 𝚌 𝚊 𝚛 𝚘 𝚕 (@flocxxy) March 25, 2019
O que me prometeram de futuro / O que me entregaram #dercy pic.twitter.com/xOSqQpC7XR
— Edson Castro (@edsonhcs) March 25, 2019
– primeiro Gugu vai no mausoléu e desenterra ela
– agora usam um holograma pra propaganda de frango fritoeu imagino a Dercy Gonçalves
lá de cima
deve tá xingando muito
que não deixam ela em paz nem quando tá morta https://t.co/4LN7Ojzvws— мe cнaмa de нarry poнa (@_wesleyalvs) March 25, 2019
Não quero a Dercy vendendo frango, quero ela no GPS.
– Vira na próxima esquerda, filho da puta.
– Ala, arrombado, perdeu a entrada. Vou ter que recalcular a porra tudo de novo. Toma no cu.— João Victor Uzer (@JoaoUzer) March 25, 2019
acabei de ver o CGI HORROROSO (em todos os sentidos) da Dercy Gonçalves e mddc quem aprovou isso na agência??? às vezes a demissão é um carinho
— Cherninho Bill 👲☢️ (@fvernon) March 25, 2019
Deixe seu comentário