Roberto Guilherme, ator e humorista conhecido por interpretar o Sargento Pincel nos ‘Trapalhões’, morreu aos 84 anos na manhã desta quinta-feira (10), no Rio de Janeiro. Ele estava internado na Clínica São Vicente, na Zona Sul, e não resistiu após anos lutando contra um câncer.
- Conheça e descubra tudo que você pode fazer com seu dispositivo Alexa! E o melhor: experimente por 30 dias e, se não gostar, receba seu dinheiro de volta. Clique aqui para conferir!
O ator estava na segunda fase da quimioterapia para tratar a doença e a informação do falecimento foi confirmada pela família de Roberto Guilherme e também por Lilian Aragão, mulher de Renato Aragão – de quem ele era um grande amigo.
Roberto Guilherme era casado com Sheila Nunes há 56 anos, e deixa dois filhos: Willian e Valeska. O velório acontecerá nesta sexta-feira (11), a partir das 11h no Crematório e Cemitério da Penitência, no Caju, Zona Central do Rio de Janeiro.
A notícia da morte de Roberto Guilherme causou enorme comoção entre familiares, amigos e fãs do artista que, conhecido por interpretar grandes coadjuvantes, marcou uma época em programas humorísticos de diferentes emissoras.
O Sargento Pincel, personagem mais conhecido de Roberto Guilherme, contracenava com o Soldado 49, interpretado por Renato Aragão. A marca registrada dele era a careca e o modo de agir, firme e durão como um militar.
Vida e carreira de Roberto Guilherme
Edward Guilherme Nunes da Silva é o nome de batismo de Roberto Guilherme. Ele nasceu em Ladário (MS), em 25 de agosto de 193 e só passou a utilizar o nome Roberto mais tarde, como homenagem ao cantor Roberto Carlos.
Ele morou em Natal (RN) e depois se mudou para o Rio de Janeiro (RJ). Foi jogador de futebol profissional, tendo jogado como ponta-esquerda no Vasco da Gama. Depois se alistou no Exército e se tornou paraquedista, mas sem deixar o futebol de lado.
Roberto Guilherme disputou partidas pela Seleção Brasileira Militar de Futebol juntamente com o grande Pelé, tendo conquistado até o título de campeão sul-americano na categoria.
O início da carreira de ator se deu de forma natural… Roberto Guilherme escreveu uma peça de teatro amador encenada no Olaria Atlético Clube, na Zona Norte do Rio. Contudo, um dia um ator faltou e ele acabou entrando em cena para o substituir.
Um produtor viu a peça, e chamou Roberto Guilherme para trabalhar na TV Rio. A partir daí, ele deu início no mundo das artes.
Depois de décadas de carreira, em 2015, Roberto Guilherme integrou o elenco do ‘Zorra’, da TV Globo, onde ficou até 2017. Os últimos trabalhos dele na televisão foram: ‘Treme Treme’ e ‘Dra. Darci’, em 2018 no Multishow.
No cinema, o ator e humorista fez mais de uma dezena de filmes, grande parte deles ao lado dos ‘Trapalhões’.
Renato Aragão lamenta morte de amigo
Roberto Guilherme e Renato Aragão se conheceram em 1963 na TV Excelsior, e logo veio o convite para eles trabalharem juntos. De lá para cá, foram 59 anos de amizade.
Em entrevista dada anos atrás, Roberto falou sobre a relação com Renato: “Desde então, nunca mais nos separamos. Somos amigos, compadres, irmãos de sangue“, disse ele, que fez questão de elogiar o amigo:
“Aragão é uma eterna criança, só que é muito tímido, por incrível que pareça. Se você puxar por ele, ele vem. Em cena, é um monstro sagrado, um cara iluminado. Não adianta querer superá-lo, porque tudo vai perder a graça. Ele é o cara! E temos um trato: vamos juntos até 2056!“, afirmou Roberto Guilherme sobre Renato Aragão em entrevista ao ‘Extra’.
Ao saber da morte de seu grande amigo, Renato Aragão ficou extremamente triste.
“Roberto Guilherme, o nosso Sargento Pincel. Um profissional de excelência, pai e avô exemplar e um parceiro inesquecível. Perdi um amigo do peito. Espero que ele agora descanse em paz”, disse Renato Aragão em entrevista ao ‘F5’.
“Ele era muito diferente daquele tipo que ele fazia nas cenas. Aquela pessoa durona. Era muito doce e sargento mesmo do Exército. Depois, Roberto virou ator. Estou muito triste“, completou Renato.
A mulher do ator, Lilian Aragão, falou sobre a reação de Renato Aragão ao receber a notícia. “Ele chorou muito quando soube da morte do amigo. Renato está bem abalado“.
Nas redes sociais, Renato Aragão demonstrou profunda tristeza com o falecimento do amigo: “Hoje perdi um grande amigo. Meu coração está de luto“, declarou ele na legenda do post, recebendo bastante apoio dos fãs nos comentários.
Confira a postagem feita por Renato Aragão no Instagram:
Ver essa foto no Instagram
- Conheça e descubra tudo que você pode fazer com seu dispositivo Alexa! E o melhor: experimente por 30 dias e, se não gostar, receba seu dinheiro de volta. Clique aqui para conferir!
87 anos do Didi: os momentos mais importantes da carreira de Renato Aragão
Deixe seu comentário