O jornalista e comentarista Rodrigo Constantino foi demitido da rádio Jovem Pan por conta de comentários sobre estupro, que tiveram repercussão muito negativa.
No comentário feito ao vivo na manhã de quarta-feira (4), em seu canal no YouTube, Rodrigo afirmou que, se tivesse uma filha que fosse estuprada em circunstâncias parecidas com o caso Mariana Ferrer, que gerou grande repercussão nos últimos dias, a colocaria de castigo e não denunciaria o agressor.
“Se ela chegar em casa um dia e falar ‘pai, fui pra uma festinha, fui estuprada’. (Digo) ‘me dá as circunstâncias’. ‘Ah fui pra uma festinha eu e três amigas, tinha 18 homens, bebemos muito, tava ficando com dois caras, acabei dormindo lá e fui abusada’. Ela vai ficar de castigo feio. Eu não vou denunciar um cara desse para a polícia”, disse.
Rodrigo Constantino, contratado da Record, concorda com o "Estupro Culposo".
"Se minha filha for estuprada nessas circunstâncias, ela vai ficar de castigo feio. Eu não vou denunciar um cara desse para a polícia". pic.twitter.com/448xFLEDIy
— Hialley Gouveia (@Hialley) November 4, 2020
Pouco tempo depois, a Jovem Pan se manifestou em nota. A emissora disse que defende a liberdade de expressão dos seus comentaristas, mas que desaprova a fala de Rodrigo Constantino e que, por conta dela, optou por seu desligamento.
“O Grupo Jovem Pan tem como premissa a liberdade de expressão e o amplo debate entre seus comentaristas. Diante do ocorrido nesta quarta-feira em uma live independente promovida fora de nossas plataformas por um de nossos comentaristas, o Grupo Jovem Pan esclarece que desaprova veementemente todo o conteúdo publicado nos canais pessoais e apresentado nessa live”, disse a emissora.
“Reafirmamos que as opiniões de nossos comentaristas são independentes e necessariamente não representam a opinião do Grupo Jovem Pan. No caso de Mariana Ferrer, defendemos que a vítima não deve ser responsabilizada pelos atos de seu agressor, apesar do respeito que todos nós devemos ter às decisões judiciais. Em consequência do episódio, na tarde desta quarta-feira (4/11) Rodrigo Constantino foi desligado de nosso quadro de comentaristas”, completou a Jovem Pan.
O próprio comentarista se manifestou. Antes da divulgação da nota, confirmou seu desligamento, disse que a Jovem Pan sofreu pressão para demiti-lo, que sua fala foi distorcida, não quis fazer apologia ao estupro e fez uma agradecimento à emissora.
Sou muito grato por tudo que a Jovem Pan fez, pelo espaço livre, pela confiança. Foi um período de trabalho intenso, muitas conquistas e crescimento.
— Rodrigo Constantino (@Rconstantino) November 4, 2020
No entanto, Rodrigo mudou um pouco de posicionamento após ver a nota oficial da Jovem Pan sobre seu desligamento e disse que não comentava a respeito do caso Mariana Ferrer.
Assim meu respeito cai um tantinho, turma. Jornalismo? Então vamos lá: quem VIU a live sabe que eu NÃO falava do caso particular da Ferrer…https://t.co/4aFn3AN64z
— Rodrigo Constantino (@Rconstantino) November 4, 2020
Deixe seu comentário