in ,

Repleto de bilionários, submarino de visita ao Titanic desaparece no oceano

Veículo que levava aventureiros para explorar os destroços sumiu do mapa neste domingo (18)

Foto: Reprodução/Ocean Gate

Em um mistério subaquático no coração do Atlântico Norte, o submarino turístico Titan, conhecido por levar aventureiros para explorar os destroços do famoso Titanic, sumiu do mapa neste domingo (18).

  • DESPENCOU! PlayStation 5 com o menor preço já visto no Brasil. Achou pouco? Pois saiba que o frete também é grátis! Clique aqui para conferir.

Diante do desaparecimento, os guardas costeiras dos EUA e do Canadá em uma corrida frenética contra o tempo na tentativa de encontrar os cinco ocupantes perdidos no mar.

O Titan iniciou seu mergulho em direção ao local dos destroços do Titanic, mas pouco menos de duas horas depois, o contato com o barco de superfície Polar Prince foi abruptamente perdido. Desde então, nenhum sinal do submarino ou de seus passageiros foi detectado.

O local onde o submarino sumiu está na área de naufrágio do Titanic, aproximadamente 600 quilômetros distante da costa canadense e 1,5 mil quilômetros da costa estadunidense. A bordo do Titan estavam um piloto e quatro turistas.

Embora o submarino possua autonomia para permanecer submerso por até 96 horas, é incerto se ele ainda está subaquático ou se ressurgiu sem conseguir estabelecer contato.

Com o objetivo de rastrear o Titan, as autoridades dos EUA e do Canadá ativaram uma operação de busca em grande escala, envolvendo navios e aeronaves. O comandante da Guarda Costeira dos EUA, Almirante John Mauger, garantiu que a operação receberá ainda mais reforços em breve.

“É uma área remota, e é um desafio realizar uma busca nessa área remota, mas estamos mobilizando todos os recursos disponíveis para garantir que possamos localizar a embarcação e resgatar as pessoas a bordo”, afirmou Mauger.

Veja também:
Os maridos de Ana Maria Braga: quantas vezes ela já se casou?

Como apoio a esse esforço, várias embarcações privadas lançaram sonares submarinos, com capacidade para rastrear até a impressionante profundidade de 3.962 metros. A busca pelo Titan continua, na esperança de que o submarino e seus ocupantes sejam encontrados sãos e salvos.

Titanic
Foto: Reprodução

Bilionário e especialista no naufrágio estavam a bordo

Imagine embarcar em um submarino para uma aventura submarina única no local onde repousam os destroços do Titanic. Agora, imagine que esse submarino desaparece…

Essa é a realidade enfrentada pelos passageiros do submarino Titan, operado pela empresa privada ‘OceanGate Expeditions‘, que agora está “mobilizando todas as opções” para tentar resgatar as pessoas a bordo.

Entre os cinco ocupantes, encontrava-se o bilionário britânico Hamish Harding, conforme revelado por um parente em uma postagem nas redes sociais.

Outro passageiro, Paul-Henry Nargeolet, é um ex-militar da Marinha Francesa e conhecido especialista no naufrágio do Titanic, de acordo com informações do jornal ‘The Guardian’.

As autoridades em busca do submarino perdido convocaram não apenas os recursos governamentais, mas também a ajuda de embarcações privadas na área, como barcos comerciais e pesqueiros, para auxiliar no resgate.

Aviões e navios adicionais foram mobilizados, intensificando a busca enquanto a operação de resgate continuou durante a noite.

A OceanGate expressou profunda gratidão pela assistência recebida de várias agências governamentais e empresas de exploração em alto mar, todos juntos na missão de restabelecer o contato com o submarino.

Submarino - explorar Titanic
Foto: Reprodução/TV Globo/Ocean Gate

A história do Titanic

Agora, para os curiosos de plantão que estão se perguntando “Por que alguém gostaria de visitar o Titanic?”, aqui vai um breve resumo da história desse navio lendário cuja história foi eternizada no filme protagonizado por Leonardo di Caprio e Kate Winslet e lançado em 1998.

Veja também:
Relembre a famosa matéria em que Ana Maria Braga foi a uma praia de nudismo

Construído pela empresa britânica White Star Line no início do século 20, o Titanic foi considerado o maior e mais luxuoso navio de passageiros da sua época.

Em sua viagem inaugural em 10 de abril de 1912, saiu de Southampton, na Inglaterra, rumo a Nova York, nos EUA.

Contudo, quatro dias depois, em 14 de abril, o Titanic atingiu um iceberg e afundou, levando consigo mais de 1.500 pessoas, já que não havia botes salva-vidas suficientes a bordo.

O naufrágio do Titanic foi tão marcante que resultou em uma revisão completa das leis e regulamentos de segurança marítima, incluindo a exigência de que todos os navios de passageiros tivessem botes salva-vidas suficientes para todos a bordo.

O mistério e a tragédia do Titanic continuam a fascinar o mundo, mais de um século depois. Agora, este novo drama submarino adiciona outro capítulo à sua história.

Vestígios Titanic
Foto: Reprodução

Submarino tem estoque de 70 a 96 horas de oxigênio

O submarino turístico desaparecido enquanto fazia uma expedição aos destroços do Titanic continua dando o que falar no mundo todo e algumas atualizações surgiram…

O contra-almirante da Guarda Costeira dos EUA, John Mauger, trouxe informações animadoras em uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira (19). Ele revelou que o submarino foi projetado com um sistema de emergência que pode prover oxigênio por até 96 horas.

De acordo com a Guarda Costeira, acredita-se que ainda restem de 70 a 96 horas de oxigênio disponível no submarino, que transportava cinco pessoas.

Veja também:
Após ser traída, mulher vira detetive e já desmascarou mais de 400 homens

Infelizmente, a embarcação, de 6,4 metros de comprimento, desapareceu há 24 horas e perdeu contato cerca de uma hora e 45 minutos após submergir.

John Mauger conta que a operação de busca é bastante “complexa”, já que estão procurando pelo submarino tanto na superfície quanto embaixo d’água.

Porém, há um raio de esperança. Larry Daley, pesquisador especializado nos destroços do Titanic, assegura que a tecnologia avançada do veículo submersível pode manter os passageiros vivos por um bom tempo.

“Temos nosso próprio sistema de respiração a bordo e, se for mantido adequadamente, como trocar o filtro e o purificador de CO2, você pode ficar lá por horas”, explica Daley, que já passou 12 horas explorando os destroços do Titanic em um submarino.

Esse submarino, da empresa OceanGate, vem prestando este tipo de serviço desde 2021. Daley está otimista, aguardando um desfecho positivo na busca pelo submarino, conforme ele declarou em uma entrevista à rede de televisão canadense NTV.

Veja no vídeo abaixo como era o submarino que desapareceu no mar:

  • DESPENCOU! PlayStation 5 com o menor preço já visto no Brasil. Achou pouco? Pois saiba que o frete também é grátis! Clique aqui para conferir.

Menino com autismo constrói maior Titanic em Lego do mundo

Em Destaque

Recomendamos para você

Deixe seu comentário

Sergio Marone vira chacota ao se assumir ‘ecossexual’

Mônica Cavalcante - vídeo assassinada

Brasileira grava vídeo momentos antes de ser assassinada: ‘foi ele’