Nesta terça-feira (8), o presidente da França, Emmanuel Macron, foi agredido com um tapa na cara por um homem que ainda não teve a identidade revelada.
Antes de estapear o presidente, ele falou “Montjoie Saint Denis”, um grito de guerra utilizado pelo exército francês durante a monarquia. E também disse: “abaixo a Macronia”, fala que expressa posicionamento contrário ao governo de Macron.
A situação aconteceu durante uma viagem do político ao Sul do país, para falar com empresários sobre as medidas de flexibilização após a imunização coletiva e o controle da pandemia de Covid-19.
No vídeo divulgado pela imprensa francesa, é possível ver Emmanuel se aproximando de apoiadores para cumprimentá-los. Segundos depois, o homem dá o tapa no rosto dele.
Seguranças entram no meio da confusão e afastam o agressor, que acabou detido.
Jean Castex, primeiro-ministro Francês, comentou a agressão sofrida pelo presidente durante sessão da Assembleia Nacional.
“Isso mostra simplesmente que a democracia é um alvo“, disse. “A democracia é o debate, o diálogo, o confronto de ideias de desacordos, mas nunca pode virar violência“, defendeu.
Assista o momento em que o presidente da França é agredido:
França 🇫🇷: Emmanuel Mácron levou um tapa NA CARA durante um “tour”😂😂😂 pic.twitter.com/YnZSkDSiIB
— CONSERVADOR DE DIREITA (@eleitorsouza) June 9, 2021
Macron postou um vídeo de pouco mais de um minuto no Twitter falando sobre a agressão. “Aguentamos juntos. Formamos uma nação. Foi o que fizemos”, disse ele.
Confira o vídeo compartilhado por Emmanuel Macron:
Tenir ensemble.
Faire Nation.
C’est ce que nous avons fait. pic.twitter.com/mQ9wRhhqKC— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) June 8, 2021
Macron foi eleito em 2017 aos 39 anos – o mais jovem presidente eleito da França. Desde a fundação da República moderna francesa, Emmanuel é o primeiro que não é de nenhum dos dois partidos políticos principais do país – Republicanos ou Socialista. Ele venceu a candidata de extrema direita Marine Le Pen no 2º turno.
Morador de rua senta um tapão na cabeça de um cliente em restaurante
Deixe seu comentário