Morie Belanger, de 6 anos, é a primeira estudante surda a frequentar a Escola Dayton Consolidated. E sua chegada estimulou os alunos da escola primária, localizada no estado norte-americano de Maine, a aprenderem a língua de sinais para recebê-la devidamente.
Ao ficarem sabendo que Morie só podia se comunicar na ASL (língua de sinais americana), os funcionários fixaram cartazes por toda a escola convidando os alunos para as aulas da língua de sinais. O que gerou grande comoção no ambiente escolar, levando muitos alunos a praticarem a ASL enquanto aguardavam a chegada da aluna.
Além dessa importante ação, a escola instalou um sistema de auxílio auditivo e adaptou as aulas ministradas a fim de torna-las mais acessíveis. Os professores também aprenderam a ASL para poderem se comunicar melhor com Morie.
A diretora da escola, Kimberly Sampietro, disse à CNN que Morie os ensinou muito mesmo sem saber. “Ela trouxe uma cultura para a nossa instituição que não tínhamos antes. As crianças realmente a abraçaram. Eles olham para ela, querem tê-la por perto – querem fazer amizade”, acrescentou.
Os alunos tiveram seu trabalho recompensado ao receberem uma visita de uma princesa da Disney, que entoou canções com a língua de sinais, juntamente de Morie.
Veja o momento da visita:
Deixe seu comentário