O toureiro espanhol Iván Fandiño, de 36 anos, morreu no último sábado (17) após ser ferido durante uma tourada em Aire-sur-l’Adour, uma comuna francesa perto da fronteira com a Espanha. Com mais de 20 anos de experiência, o toureiro basco, de Orduna, na região de Bilbao, foi atingido pelo touro após enrolar os pés em seu mant durante o espetáculo.
De acordo com informações da agência de notícias EFE,o chifre do animal perfurou o pulmão de Fandiño, que deixa esposa e filha. O espanhol matou seu primeiro touro aos 14 anos e se apresentava desde então.
Ainda segundo a EFE, desde o século 20, pelo menos 138 pessoas com envolvimento com touradas morreram em decorrência de ferimentos.
Touradas
O espetáculo típico da Espanha tem um público anual de 6 milhões de pessoas, mas enfrenta movimentos contrários há alguns anos. Em média, o país promove 1.800 touradas por ano.
Em 2012, o governo nacionalista catalão proibiu as touradas no nordeste do país, mas a medida foi anulada em outubro passado pelo Tribunal Constitucional.
Deixe seu comentário