Uma forte e constante chuva atingiu a cidade de São Paulo na madrugada e durante toda a última segunda-feira (10). Muitos foram os transtornos causados pela chuva em vários pontos da cidade, como enchentes, alagamentos, desabamentos e desmoronamentos. A TV Cultura teve alguns estúdios alagados devido ao rio Tietê ter transbordado.
O estúdio de jornalismo da emissora acabou sendo um deles. O apresentador Aldo Quiroga teve de ancorar a primeira edição do ‘Jornal da Cultura’, às 13h, vestindo galochas em vez de sapatos.
“Na verdade, não não achei que fosse aparecer, porque para mim o estúdio teria bancada e eu iria aparecer só da cintura para cima”, revela Aldo Quiroga em entrevista ao ‘UOL’, enquanto preparava a edição noturna do telejornal.
Prestes a entrar no ar, o telejornal não tinha estúdio e nem equipe para comandá-lo, pois os funcionários da Cultura não conseguiam chegar até a sede da emissora devido à chuva. Uma das principais vias de acesso, a avenida Ermano Marchetti, na Barra Funda, estava inundada.
Aldo Quiroga pegou carona em um trator que trabalhava na região para chegar à redação. “Da praça Jácomo Zanella para a Ermano Marchetti estava tudo alagado, não dava para passar, mas tínhamos visto um motorista de trator, que estava em uma obra, transportando a galera. Peguei uma carona nesse trator e gravei com o celular. Pude relembrar os meus tempos de videorrepórter, quando entrei na Cultura há mais de 20 anos”, contou o jornalista.
O cenário do ‘Jornal da Cultura’ estava completamente alagado. A equipe, então, pediu emprestado o estúdio do programa ‘Metrópolis’, que não tem bancada e conta com um sofá colorido. Aldo explicou que eles precisaram improvisar para conseguir colocar o telejornal no ar mesmo com as circunstâncias adversas. Ele foi elogiado por todo o esforço de manter o telejornal.
Durante o temporal que atingiu São Paulo nesta segunda-feira (10), os rios Tietê e Pinheiros transbordaram, tornando alguns trechos intransitáveis. Segundo informações do portal ‘UOL’, a Grande São Paulo contabiliza 140 desabamentos e desmoronamentos, 120 quedas de árvores e 796 pontos de enchentes. A cidade ficou em estado de atenção.
Veja o vídeo de Aldo Quiroga pegando carona em um trator para conseguir chegar à TV Cultura:
Bastidores do #JC1: Na manhã de hoje, o âncora Aldo Quiroga pegou carona num trator para enfrentar a enchente da região da Lapa, em São Paulo, e conseguir chegar à redação. Algumas instalações da @TVCultura, incluindo os estúdios, também foram invadidas pela água. pic.twitter.com/v24TyQIUa6
— Jornalismo TV Cultura (@jornal_cultura) February 10, 2020
Nestas imagens, o apresentador aparece de galochas apresentando o ‘Jornal da Cultura’ em um estúdio emprestado:
Entre os pontos mais afetados pelas fortes chuvas que castigam a cidade de São Paulo está a região da zona oeste, onde ficam os estúdios da @TVCultura. O #JC1 de hoje teve uma edição excepcional para trazer as principais informações sobre os alagamentos da capital. pic.twitter.com/lUFMSFPxvA
— Jornalismo TV Cultura (@jornal_cultura) February 10, 2020
Deixe seu comentário