A Uber anunciou, nesta segunda-feira (7), que vai disponibilizar uma nova categoria de corridas no Brasil. Para aqueles que gostam de viagens “mais confortáveis”, a Uber Comfort permite a solicitação de carros mais espaçosos, decida a temperatura do ar condicionado a seu gosto e até mesmo peça para que o motorista faça a viagem em silêncio.
A novidade, no entanto, não foi bem aceita por parte dos internautas brasileiros, que criticaram o lançamento por meio das redes sociais.
Uber Comfort
O Uber Comfort foi lançada em julho nos Estados Unidos e, agora, chega ao Brasil a partir de novembro. As mesmas funcionalidades também passarão a constar na categoria de luxo Uber Black, já vigente no país desde 2014.
“Muita gente já passou por situações assim. Você entra no carro cansado e tudo o que precisa naquele momento é de um pouco de sossego”, esclarece, em nota, a diretora-geral da Uber no Brasil, Claudia Woods.
A partir do dia 21 de novembro, o Uber Comfort vai substituir o Uber Select, categoria intermediária entre os carros de luxo e as viagens mais cotidianas do UberX (a categoria mais simples). A empresa ainda não definiu como serão as tarifas específicas do Uber Comfort por aqui. No exterior, as viagens custam entre 20% e 40% mais caras que as do UberX.
Ao solicitar uma viagem no Uber Comfort, o usuário poderá selecionar as preferências diretamente no aplicativo e elas serão enviadas ao motorista parceiro, que deixará o carro ao gosto do cliente antes mesmo da viagem começar.
O Uber Comfort também poderá ser feito apenas por motoristas com número de viagens e avaliação média mínimas. Nos EUA, por exemplo, só pode oferecer corrida neste modo o condutor que tiver avaliação superior a 4,85 estrelas.
A repercussão
Nesta segunda-feira (7), o nome do Uber Comfort entrou para os assuntos mais comentados do Twitter. A novidade não foi bem aceita pelos usuários brasileiros, que consideraram a opção de pedir que o motorista se mantenha em silêncio como “falta de educação e respeito”.
Um usuário chamou de “desumanizante” a prática de obrigar o motorista a trabalhar sem o direito de falar. Confira mais reações de internautas indignados com a novidade:
Gourmetizaram a falta de educação. Uber comfort pra corridas sem conversa. Gente? Algumas palavras podem mudar o dia de alguém!!! Além de desumanizante pro motorista trabalhar sem direito de FALAR. Pelo amor de Deus. Indefensável pra mim.
— LUCAS GRIPP (@luucasgripp) October 8, 2019
tomara que o motorista do uber comfort finja que nao ouviu se vc pedir socorro
— gratis 1 pôster de zizi possi (@milhonara) October 7, 2019
A pessoa que não conversa com Uber muito provavelmente está militando agora sobre saúde mental, good vibes, veganismo, luta antimanicomial, intolerancia religiosa, contra o capitalismo selvagem………………mas ain é “MEU DIREITO NAO QUERER CONVERSAR” vai tomar nos seus cus
— lixo maravilhoso (@luisa_inha) October 8, 2019
Esse Uber Comfort é desumanizante e absolutamente indefensável. Eu também não gosto de ouvir groselha, como não gosto de sair na rua e correr o risco de levar um tiro – mas essa é a vida: imponderável.
Depois não reclama que o seu trampo é uma merda – pelo menos você pode falar.
— recomendo que procure ajuda psiquiátrica™ (@stalindinho) October 7, 2019
uber comfort se o motorista for bolsominion
— o espetacular natalia aranha (@jjonasbrotherz) October 8, 2019
Quando você pensa que não tem de onde o empresariado tirar mais dinheiro vão lá e comercializam o SILÊNCIOhttps://t.co/faI0RL8dMo
— Negrisoli (@lucasnegrisoli) October 7, 2019
“Em Curitiba todo Uber é Uber Comfort”
Rindo lembramdo de quando peguei um Uber lá e só falei oi e o cara já
“Você não é daqui né?”
Fiquei surpresa pensando que nem tinha falado nada com R
Ele
“Pessoal aqui não cumprimenta”— NEM TODO CURITIBANO (@punkbrocolis) October 7, 2019
uber comfort:
a opção de “silenciar” o motorista mais uma pecinha bem bizarra de como o modelo de gerenciamento algorítmico da uber vai desumanizando o trabalhador. transformar o humano em máquina antes do horizonte da automatização de fato substituir o homem pela máquina de fato— ena (@anoca__) October 7, 2019
Acho uma palhaçada @Uber_Brasil, faz Uber Comfort, mas um Uber exclusivo para mulheres com motoristas mulheres nunca passou pela cabeça né
— Dudinha (@maridudaoliv) October 8, 2019
Deixe seu comentário