Um homem canadense que acreditava-se estar morto, após ter desaparecido há cinco anos, foi descoberto quando vagava ao longo de uma estrada brasileira.
Anton Pilipa, de 39 anos, voou de volta a Toronto nesta semana, com seu irmão Stefan, depois de ser liberado de um hospital na cidade de Manaus, no norte do Brasil, informou a imprensa.
Stefan disse que Anton, um ativista anti-pobreza que viveu em Toronto, Montreal e Columbia Britânica, teve problemas de saúde mental quando desapareceu em 2012.
Anton chegou ao Brasil por, pelo menos, parte do caminho andando e por vezes até descalço. Ele também pedia carona carona ou se escondia nos baús dos caminhões.
“Eu me sentia realmente frustrado o tempo todo [durante aqueles anos], sempre tendo aquela pergunta dolorosa: ‘Onde ele está? O que aconteceu com ele?’. Sinto-me espantado por ele estar vivo e ter chegado tão longe”, disse Stefan.
Em novembro, a polícia rodoviária pegou o homem andarilho todo desgrenhado, sem nenhuma identificação. A oficial canadense Helenice Vidigal ajudou as autoridades a localizar a família do homem e a devolvê-lo ao Canadá.
“Eu sabia que ele não pertencia a esse caminho. Anton é um tipo diferente de nós brasileiros, ele se destaca”, disse Helenice Vidigal à CBC Toronto, em entrevista por telefone do estado brasileiro de Rondônia. “O estranho ofereceu poucos detalhes”, ela disse, “mas disse que era do Canadá”.
Ela complementa: “Pensei, ‘se ele diz que ele é canadense, tenho certeza que posso encontrar a família dele'”, disse Vidigal, que levou sua pesquisa à internet e fez uma conexão com Stefan via Twitter.
“Fiquei realmente chocado, não queria ter minhas esperanças”, disse Stefan, que planejou uma viagem para pegar seu irmão de um hospital e lançou uma campanha para arrecadar dinheiro para a viagem.
Anton conseguiu fugir do hospital e se dirigiu para a perigosa selva amazônica.
“Essa é uma área com grandes predadores, como crocodilos e felinos. Estávamos com medo que ele pudesse ser comido por um desses animais”, disse Vidigal.
Mas Anton foi logo encontrado seguro novamente e levado a um hospital em Manaus, onde Stefan o localizou no final de janeiro. “Sua saúde estava começando a se deteriorar. Nós o pegamos a tempo”, disse Stefan.
Anton disse à BBC que estava feliz por ser encontrado. “Sei que tenho muita sorte em estar vivo. Estou muito feliz por poder voltar para a minha família”, disse ele.
Stefan disse que a família ainda não descobriu exatamente onde Anton esteve durante todo esse tempo. “Eu não queria pressioná-lo demais a respeito disso”, afirmou.
O final feliz foi temperado por alguns assuntos da lei. Anton enfrenta acusações de assalto e armas desde 2011. Depois de seu retorno a Toronto na segunda-feira, ele foi detido, mas logo após foi liberado na expectativa de futuras audiências.
Enquanto isso, a família planeja “mantê-lo bem perto” e “ajudá-lo a ter a vida que merece”, disse Stefan.
Deixe seu comentário