in , ,

Um polêmico McDonald’s foi aberto no Vaticano

Cardeais católicos merecem uma pausa hoje. E agora eles podem dar um pulinho no mais novo point: isso mesmo, um McDonald’s, que abriu a poucos metros de uma das avenidas principais do Vaticano.

O McDonald’s abriu, na última sexta-feira (13), em um prédio do Vaticano, no distrito de Pio Borgo, em Roma, a cerca de 100 metros do Vaticano, foi o que informou a Agência de Imprensa Católica (Catholic Press Agency) neste domingo.

A abertura foi discreta, refletindo a oposição generalizada que começou quando descobriram os planos da abertura do restaurante – rapidamente apelidado de “McVatican” – que foram divulgados em outubro. O McDonald’s não fez nenhum anúncio e a abertura não foi observada no jornal oficial do Vaticano, L’Osservatore Romano.

O jornal nacional La Repubblica informou que o McDonald’s pagará à Administração do Patrimônio da Sé Apostólica – basicamente, o supervisor do Vaticano – mais de US$ 30 mil por mês pelo piso inferior do prédio.

Mas o cardeal Elio Sgreccia, presidente emérito da Pontifícia Academia para a Vida, disse ao jornal que a decisão de alugar a cadeia de fast food quase 1800 metros de espaço para restaurantes era “aberrante” e “perversa”.

Screenshot_3

Dois outros McDonald’s também estão a poucos passos do Vaticano – a apenas algumas centenas de metros do Museu do Vaticano e outra cerca de 200 metros de distância no Viale Giulio Cesare. E há um Burger King no meio do caminho entre eles.

O que torna o McVatican tão controverso, no entanto, é que ele está na propriedade real do Vaticano. Não só isso, mas ocupa o piso inferior de um edifício que também abriga vários cardeais seniores – entre eles Gerhard Ludwig Müller, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, o escritório do Vaticano responsável pela supervisão ortodoxia da igreja.

Veja também:
Inventora do chá revelação se arrepende da própria criação: 'ficou agressivo'

Sgreccia disse a La Repubblica que nenhum preço é alto o suficiente para justificar a “desgraça” de vender comida “insalubre”.

“Repito, vender mega sanduíches em Borgo Pio é uma desgraça”, disse ele. O dinheiro do aluguel poderia ser melhor usado para ajudar “os necessitados da área, como o Santo Padre ensina”, disse ele.

Em Destaque

Recomendamos para você

Deixe seu comentário

Pela segunda vez uma misteriosa “cidade flutuante” apareceu na China

Os famosos que foram considerados pais ausentes pela mídia internacional