Sabemos que todos os países possuem seus dias tradicionais e sua cultura peculiar. Mas existem situações em que só dá para entender melhor se morarmos no local.
É o caso do Dia da Marmota (Groundhog Day), uma festa bastante tradicional nos Estados Unidos e no Canadá, que se celebra no dia 2 de Fevereiro. Existe até o site oficial da festa.
Segundo a tradição, as pessoas devem observar uma toca de uma marmota: se o animal sair da toca por estar nublado, isso significa que o inverno terminará mais cedo; se, pelo contrário, o sol estiver brilhando e o animal se assustar com a sua sombra e voltar para a toca, então o inverno durará mais seis semanas.
E foi exatamente o que aconteceu na Pensilvânia: Uma sombra recebeu a marmota Phil ao sair da toca, o que significa que o inverno vai durar mais seis semanas. O evento é celebrado desde 1886 e nem a taxa de acerto de apenas 40% da marmota retira o impacto da tradição.
Mas a organização PETA (People for the Ethical Treatment of Animals – Pessoas que lutam por um tratamento digno aos animais, em tradução livre) já avisou que “marmotas não são meteorologistas”. E em meio a uma enorme fanfarra do Dia da Marmota, a instituição adverte que manipular animais ariscos em frente a grandes multidões, com gritos e exposição a fortes luzes, pode ser prejudicial.
Por enquanto, o Dia da Marmota continua sendo realizado em Punxsutawney, distrito da Pensilvânia.
Deixe seu comentário