Através do WhatsApp, criminosos estão aplicando um novo golpe com um suposto vale-presente (também chamado de gift card) das lojas O Boticário. Segundo uma contagem da empresa de segurança digital PSafea, pelo menos 50 mil brasileiros tentaram acessar a falsa oferta num intervalo de cinco dias. Esses consumidores eram atraídos pelo anúncio de R$ 500 em suposto desconto nos produtos de beleza.
Apesar da temática ser nova, essa modalidade de golpes já acontece através do aplicativo. Os links fraudulentos são repassados entre amigos ou grupos, e induzem as vítimas a realizarem cadastro em sites ou baixar aplicativos falsos, que podem conter vírus, clonar dados bancários ou realizar cobranças indevidas.
Na falsa oferta, a pessoa é direcionada à uma página na qual deve responder a três perguntas sobre a marca O Boticário. Na sequência, em troca do falso vale-presente, a pessoa deve compartilhar o link com outros dez amigos. Essa é a maneira encontrada pelos criminosos para espalhar o golpe rapidamente.
Para evitar golpes semelhantes, o indicado é averiguar a origem de supostas promoções no site oficial (ou em redes sociais verificadas) de cada empresa.
Deixe seu comentário