Uma situação triste e bizarra mostrada em um vídeo que caiu nas redes sociais durante esta semana está deixando as pessoas chocadas em todo o Brasil. Na filmagem que viralizou, um professor é visto sendo agredido e humilhado pelos alunos dentro da sala de aula.
A filmagem, que conta com cerca de 3 minutos de duração, mostra situações absurdas que o professor é obrigado a aguentar com calma enquanto tenta aplicar uma prova. Além de agressões verbais, objetos são arremessados na direção do educador e, por fim, um dos estudantes chega a quebrar o quadro da sala.
Assista:
O professor em questão é Thiago dos Santos Conceição, que leciona língua portuguesa no Ciep Mestre Marçal, escola pública em Rio das Ostras (RJ). Ele contou em entrevista ao portal G1 que as agressões eram constantes na instituição e que, com a repercussão nacional do caso, está com medo de sofrer retaliações.
“Eu desejo continuar com a minha profissão, mas temo pela minha vida. Eram constantes as agressões, mas a gente sempre acha que vai resolver com diálogo”, falou ele, em prantos.
Thiago contou também que as agressões do vídeo não foram um caso isolado e que ele já recebeu diversas ameaças por parte dos alunos: “Eu tenho medo, porque eu já vi ataques. Se eu não tinha medo de amanhecer morto, que era para eu tomar cuidado para não ser atropelado, que era para eu tomar cuidado para não ser atropelado, para eu tomar cuidado para não ir à escola de carro porque o pneu poderia aparecer furado. Então são diversos ataques que eu vendo sofrendo”.
O professor pediu afastamento da escola e não sabe quando conseguirá retornar às atividades. O Secretário de Educação do município afirmou que ele será transferido para outra turma. A Prefeitura também afirmou que o professor receberá suporte jurídico e psicológico.
E os alunos?
Em nota enviada à imprensa, a Prefeitura Municipal afirmou que os alunos envolvidos foram imediatamente suspensos após o episódio e que outras medidas socioeducativas estão sendo analisadas e podem ser tomadas. As famílias dos jovens envolvidos foram convocados à escola nesta quinta-feira (20).
Um dos alunos que surge na filmagem realizando as agressões publicou um vídeo nas redes sociais onde pede desculpas ao professor. “Pô, mano, vim aqui falar sobre o bagulho lá da escola. Ninguém é perfeito, tá ligado. Todo mundo já teve um momento assim de criança, de fazer o bagulho no embalo. Queria pedir desculpa pelo acontecido pelo fato de ter feito o que eu fiz na sala de aula, ter tacado o objeto, não no professor, mas no quadro que quase pegou nele”, disse.
“Isso aí é coisa de marginal, de vacilão, entendeu? Porque a gente tá na escola para estudar, não é pra ficar debochando da cara de ninguém, especialmente do professor que não tá ali de bobeira, que está ali porque está precisando daquele dinheiro, tá fazendo aquilo por amor”, completou.
Deixe seu comentário