Bettina Rudolph tem 22 anos, é formada em Administração e mora no estado de Santa Catarina. Você deve se lembrar que ela se tornou o assunto mais comentado das redes sociais em meados do mês passado. O motivo? Um curioso anúncio publicado no YouTube.
Quem tentou assistir qualquer vídeo na plataforma na época, com certeza, se deparou com o rápido comercial em que a jovem aparece. Com apenas 5 segundos, ela afirma: “Oi, eu sou Bettina, tenho 22 anos, e R$ 1,042 milhão de patrimônio acumulado”.
A ideia era divulgar os serviços da Empiricus – a empresa que ela trabalha – e o anúncio deu o que falar. Rapidamente, ela se tornou alvo de chacota, virou meme nas redes sociais e também foi questionada por diversos profissionais.
A Empiricus é uma “casa de análise” que trabalha vendendo assinaturas de relatórios com sugestões de investimento — não só ações, mas também renda fixa e fundos imobiliários, por exemplo. Segundo a própria empresa, a Empiricus tem 325 mil assinantes de seus vários relatórios.
Com tamanha repercussão do comercial, a empresa foi obrigada a tentar comprovar a veracidade dos fatos que foram ditos por Bettina no anúncio. A Empiricus foi notificada pelo Procon e teve 48 horas para entregar a documentação. O crescimento de mais de 600% no patrimônio da jovem, em apenas três anos, está sendo considerado irreal pelo órgão e por outros profissionais – dessa forma, o anúncio pode ser enquadrado como propaganda enganosa.
Aparentemente, a empresa não conseguiu cumprir as demandas do órgão de defesa ao consumidor. Isso porque o Procon-SP acaba de anunciar que aplicará uma multa multimilionária em Bettina e na Empiricus: eles terão que pagar R$ 9 milhões por publicidade enganosa.
De acordo com a justificativa do órgão, a campanha “demonstra-se enganosa e capaz de induzir o consumidor a erro”. E não para por aí! Caso o comercial não seja tirado do ar ou, ainda, que haja reincidência, a empresa corre o risco de ter suas atividades paralisadas pelo Procon.
Concorrente de Bettina lança desafio e pede que ela comprove os supostos ganhos
Deixe seu comentário