O dramaturgo Zé Celso, aos 86 anos de idade, está passando por um momento difícil. O apartamento dele no bairro Paraíso, Zona Sul de São Paulo, foi atingido por um incêndio na madrugada desta terça-feira (4).
- DESPENCOU! PlayStation 5 com o menor preço já visto no Brasil. Achou pouco? Pois saiba que o frete também é grátis! Clique aqui para conferir.
Ele agora está internado no Hospital das Clínicas, em estado grave, conforme confirmado pela assessoria do hospital ao jornal ‘O Dia’.
José Celso Martinez Corrêa teve 53% de seu corpo queimado – situação preocupante que exigiu a internação imediata na UTI.
A atriz e médica Luciana Domschke, que conhece bem Zé Celso por acompanhar sua trajetória há anos, compartilhou a situação atual do dramaturgo nas redes sociais do Teatro Oficina.
Lá, ela disse: “Acabei de conversar com a equipe médica que está cuidando do Zé Celso na UTI do Hospital das Clínicas. A situação é séria”.
“A extensão da queimadura é de 53% do corpo, mas ele se encontra estável, batalhando bravamente. Eles estão dando a ele todo suporte necessário, incluindo ventilação mecânica, já que ele está sedado e intubado”, continuou.
“Existem medicamentos auxiliares para ajudar a manter seus sinais vitais. Apesar de ser um caso muito grave, queremos que todos acreditem profundamente na capacidade do Zé de superar isso”.
“Ele tem força e vontade de viver suficientes para vencer esse desafio. Agora, é esperar pela sua recuperação, e vamos atualizando vocês à medida que temos novidades. Vamos permanecer fortes e unidos. Vamos em frente”, acrescentou ela.
Para entender melhor o cenário, vale mencionar que Zé Celso divide o lar com o marido Marcelo Drummond e com os amigos e também artistas Ricardo Bittencourt e Victor Rosa. Ambos os apartamentos são independentes, mas conectados por uma porta.
Zé Celso e Drummond oficializaram a união de mais de 40 anos em junho deste ano, em uma cerimônia que reuniu muitos famosos no Teatro Oficina, fundado por Zé Celso em 1958.
Beatriz Corrêa, sobrinha de Zé Celso, em entrevista à colunista Mônica Bergamo, do jornal ‘Folha de S. Paulo’, disse: “Ele fez uma cirurgia e está indo para UTI. Ele precisou ser intubado. Apesar da situação ser grave, fomos informados de que ele está estável, mas não sabemos detalhes”.
Ricardo compartilhou o choque da experiência, afirmando: “Foi um horror. Acordei com as labaredas e levei um tempo para entender que era fogo de verdade”.
Luciana também atualizou a situação de Marcelo Drummond, Victor Rosa e Ricardo Bittencourt, que foram afetados pela inalação de fumaça durante o incêndio.
Ela informou que todos estão estáveis, recebendo cuidados médicos e em observação. Até o bichinho de estimação de Zé, o cachorro Nagô, que também precisou de cuidados veterinários, já está fora de perigo e na companhia das irmãs do dramaturgo.
O vídeo postado com essas informações tinha uma legenda tocante: “O momento é da mais alta vibração coletiva coral em estado de feitiçaria de cura, de teatro que cura, de magia de cura, de amor de cura“.
Diversos vídeos flagraram o incêndio no apartamento e caíram nas redes sociais:
➡ Zé Celso sofreu queimaduras no rosto, braço e nas pernas
Dramaturgo está internado no Hospital das Clínicas, intubado; apartamento dele pegou fogo
Leia: https://t.co/sgh6BFKpI3 pic.twitter.com/1lVq4QY6BY
— Metrópoles (@Metropoles) July 4, 2023
Artistas torcem pela recuperação de Zé Celso
Em meio a essa situação tensa, muitos artistas e amigos de Zé Celso têm enviado mensagens de apoio e encorajamento.
O ator Matheus Nachtergaele, por exemplo, expressou seu sentimento nos comentários, dizendo: “Todos juntos de coração“.
Vera Holtz, a veterana, e outros como a quadrinista Laerte e a atriz Débora Falabella, manifestaram apoio com vários emojis de coração.
Chico César, o famoso cantor, também se pronunciou: “Obrigado por essa informação confiável, afetuosa e equilibrada. Força, Zé“. Bárbara Paz ofereceu suas palavras: “Luz, cura, reza“, enquanto Marcelo Serrado desejou “Cura“ e Cissa Guimarães enviou “muita luz”.
O apoio continuou com a atriz Maria Padilha: “Todos juntos”, a comediante Dadá Coelho: “Vamos juntos numa corrente de cura“, Virgínia Cavendish: “Eu acredito” e a atriz Ana Cecília Costa: “Cura e amor para Zé”.
Ator ajudou a tirar dramaturgo do apartamento
O prédio em que Zé Celso morava foi totalmente evacuado enquanto as equipes de bombeiros, com oito viaturas, lutavam contra as chamas.
A situação foi grave e o fogo, que acredita-se ter começado por volta das 7h30 nos apartamentos 62 e 63 – unidades conjuntas -, só foi finalmente controlado por volta das 10h.
Seguindo o protocolo padrão, o apartamento foi interditado e uma perícia está programada, na tentativa de determinar a causa do incêndio.
De acordo com relatos, foi Victor quem conseguiu remover Zé Celso do apartamento em chamas. Ele o encontrou deitado no chão, sofrendo de várias queimaduras, e conseguiu trazê-lo para um local seguro.
Após o incidente, Zé foi imediatamente levado ao Hospital das Clínicas, localizado no bairro de Cerqueira César, onde foi internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Ele precisou ser entubado devido à gravidade de suas lesões.
Veja uma foto de Zé Celso com o marido, Marcelo Drummond:
Aquecedor elétrico pode ter causado incêndio
As investigações preliminares da polícia apontam para a possibilidade de um aquecedor elétrico no quarto ter sido a causa do incêndio. Testemunhas relatam que algum item de vestuário pode ter entrado em contato com o aparelho, causando o fogo.
Curiosamente, uma situação semelhante ocorreu no mesmo apartamento há cerca de dois ou três anos, mas, naquela ocasião, as chamas foram contidas rapidamente, sem maiores prejuízos.
O ator Pascoal da Conceição, amigo próximo de Zé, disse à TV Globo que o diretor é conhecido por ser um notívago e costuma trabalhar até altas horas da madrugada. O incêndio ocorreu logo após Zé ter se deitado, no início da manhã.
Durante o incidente, Zé Celso sofreu queimaduras nos braços, pernas e rosto, e foi submetido a uma cirurgia para remover partes da pele queimada.
A assessoria do Teatro Oficina, fundado por Zé, esclarece que a entubação é um procedimento comum nestes casos, uma vez que as vias aéreas foram afetadas e há risco de inflamação que pode impedir a respiração.
Ainda segundo a equipe médica, apesar da gravidade, o estado de Zé Celso é considerado estável.
‘Não há garantia de que Zé Celso vá viver’
Eduardo Suplicy, Deputado Estadual pelo PT-SP e amigo próximo de Zé Celso, visitou o dramaturgo no hospital. Ele teve a chance de conversar com a Dra. Roberta Vieira, que está cuidando do caso, e as informações que recebeu são bastante preocupantes.
Suplicy compartilhou, em entrevista à ‘Folha’, a dura realidade: “Não há garantia de que Zé Celso vá viver. Mas tudo está sendo feito para que ele possa se recuperar”.
Devido à gravidade, Zé Celso estava inconsciente durante a visita de Suplicy. “Ele estava deitado, com máscara respiratória”, conta o deputado, que não sabe quando o amigo poderá retomar a consciência.
Mesmo sem a possibilidade de conversar com Zé, Suplicy fez questão de deixar uma mensagem de apoio e esperança para o amigo.
Em um bilhete, ele escreveu: “Estou rezando para Jesus, Nossa Senhora, São José, pedindo a força dos orixás para que lhe deem toda força“.
Suplicy é um antigo frequentador do Teatro Oficina e tem sido um aliado importante do dramaturgo na disputa com Silvio Santos sobre o terreno ao lado do teatro.
Zé sonha em transformar o espaço em um parque, mas Silvio, proprietário do terreno, tem outros planos para a área.
O Dono do Baú, inclusive, recebeu um convite para o casamento do dramaturgo, pedindo como sugestão de presente o terreno no entorno do Teatro Oficina.
- DESPENCOU! PlayStation 5 com o menor preço já visto no Brasil. Achou pouco? Pois saiba que o frete também é grátis! Clique aqui para conferir.
Urgente! Incêndio atinge o Projac, estúdio de novelas da TV Globo
Deixe seu comentário